Os benefícios da Castanha do Pará


Para começar a semana nada melhor que uma super dica de saúde. É isso aí, pequenas alternativas podem sim fazer uma grande diferença em nossas vidas. E hoje gostaria de falar sobre a Castanha do Pará.

372095-castanha-de-para

O nome científico da castanha é Bertholletia excelsa. Ela é conhecida por vários nomes como castanha-do-pará, castanha-do-acre, ocari e tururi. No exterior, é comumente associada ao Brasil (Brazil nut, noce del Brazile, noix du Para,etc.). Entretanto, a Bolívia é o maior exportador do produto do mundo. Legalmente, desde 1961, para efeito de comércio exterior, é denominada como castanha-do-brasil.

Nativa da Floresta Amazônica, a castanha do Pará é superpoderosa, possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo, magnésio e selênio.

Benefícios:

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais.

O selênio combate várias doenças por exemplo, o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

Além de nutrir, ela promove outros benefícios à saúde: o consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. O ômega 3 diminui o triglicérides e o colesterol e ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, o “colesterol bom”. Controla a hipertensão (já que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos) e é anti-inflamatório.

As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribuem para diminuir a ansiedade e melhorar o humor e ainda afastam a depressão.

Popularmente chamada de “carne vegetal”. A castanha é consumida, normalmente, “in natura”, cozida ou cristalizada. É usada, também, em confeitarias e indústrias de chocolates.

castanha-do-para-media1

Cuidados

Como qualquer oleaginosa, essa noz é rica em gorduras. Em excesso, contribui para o aumento de peso. E pode causar reações adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular.

Curiosidades e Recomendações

No Brasil, o Acre é um principais produtores dessa castanha, atingindo cerca de 10 mil toneladas anuais;

A castanheira-do-pará é uma grande árvore, chegando a medir entre 30 e 50 metros de altura. Está entre as maiores árvores da Amazônia e pode viver de 500 até 1.600 anos;

O óleo da castanha, por suas características semi-secativas, é um ótimo ingrediente para elaboração de tintas. Na cozinha, ele pode substituir facilmente o azeite de oliva. Da prensagem da amêndoa no processo de extração do óleo podemos obter a farinha e o farelo;

Uma única unidade contém 27 calorias;

A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, ou seja a dose ideal e suficiente é de 1 castanha-do-Pará por dia.


Deixe uma resposta