Dia de Combate à Surdez: Cuidados podem evitar a surdez precoce

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população é surda.


Neste Dia de Prevenção à Surdez, especialista alerta para perigos que levam à perda precoce da audição – Foto:Creative Commons

Entre elas, 2,7 milhões não ouvem nada. Por sua vez, o primeiro Relatório Mundial sobre Audição, lançado em março, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que um quarto da população global, ou o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de pessoas, terá algum grau de perda auditiva em 2050. O estudo destaca, entretanto, que cerca de 60% das perdas podem ser evitadas com investimentos em prevenção e tratamento de doenças ligadas à surdez. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez é neste 10 de novembro e a otorrinolaringologista Alda Linhares de Freitas Borges (CRM 19205), que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, destaca algumas questões sobre o que pode levar as pessoas a uma surdez precoce. Ao contrário do que muitos pensam, o fone de ouvido não é, necessariamente, o personagem malvado da questão. “Ele não é um vilão, mas pode se tornar um. Na verdade, ele vira um problema quando a pessoa faz uso muito prolongado com volume alto”, salienta.

A pandemia fez com que as pessoas se adaptassem ao home office com várias reuniões remotas e ao ensino à distância, aumentando o uso dos fones de ouvido. “Isso torna-se uma preocupação, porque cada vez mais as pessoas estão usando o fone por um período maior e muitas vezes com um volume muito elevado. O ideal é tentar manter o uso por poucas horas no período de um dia, fazendo intervalos de uso, com uma intensidade menor que 50% da potência do aparelho, claro que isso irá depender da potência de cada aparelho, sendo o ideal manter em um volume menor ou igual a 50dB. Para intensidades de som maiores que 70dB, a OMS recomenda o uso do fone por no máximo uma hora ao dia”, detalha a médica.

Outros fatores
Contudo, os fones de ouvido não são os únicos que podem afetar a audição, levando a uma surdez precoce. Alda Linhares explica com o que se deve ter cuidado. “Evitar a exposição a sons muito altos, intensos e súbitos. Fazer proteção auditiva com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para aquelas pessoas que estão expostas diariamente, em especial em ambiente de trabalho, a ruídos contínuos e de volume elevado”, afirma.

É preciso se atentar aos sintomas que indicam uma perda de audição. “Sinais comuns são isolamento social, tanto em pacientes jovens quanto nos idosos, mas especialmente nos idosos. Isso decorre da dificuldade de compreensão da fala e distinção de sons, levando a constrangimentos. Outro sinal precoce de perda auditiva é o zumbido. Sensação de abafamento ou pressão nos ouvidos também podem servir de alerta”, pontua a especialista.

Alda Linhares destaca que o ideal é procurar um médico antes dos sintomas começarem. “O certo é sempre fazer uma rotina de prevenção com o seu otorrinolaringologista. É muito melhor a gente prevenir do que remediar essa perda auditiva. A prevenção é ter os cuidados auditivos corretos e manter acompanhamento com um otorrino que possa te orientar”, reforça a especialista que atende na clínica Audilife, no Ório

Release:COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Diário do Perné – 003: A Falta de acessibilidade no Hospital

Dor de garganta, constrangimento e revolta foram alguns dos sintomas que tive recentemente. As dores de gargantas estavam frequentes e muito fortes nos últimos dias, tanto é que precisei ir para o Pronto Socorro.

Necessidade e lei: Profissionais que possam atender os surdos em Libras.
Imagem: Reprodução/ Jorge Viana

Assim que cheguei me identifiquei como surdo e deixei claro que o único sintoma que tinha era a dor de garganta. A médica foi muito gentil a medida do possível, e respeito muito os anos de formação e dedicação pela medicina, mas no final no relatório médico ela colocou que além da dor de garganta eu estava com diarreia e vômitos a 5 dias.

Sim falha na comunicação e falta de empatia e sensibilidade ao atender os surdos. Chato né? Fiquei triste e naquele momento percebi a falta de noção de hospitais que não cuidam nem orientam sua equipe para atender os surdos corretamente. Além disso, as faculdades que não ensinam seus alunos, futuros profissionais da saúde, a compaixão e a necessidade de cuidar de seus pacientes surdos e serem acessíveis.

Até quando?

O atendimento aos Surdos – Chat na Azul

Depois de mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei 13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e começou a vigorar nesse mês.  A LBI é uma grande vitória para mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência e enfrentam muitas dificuldades de acessibilidade e inclusão. A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura.

Uma das conquistas importantes é do acesso a informação, agora os sites precisam estar acessíveis:

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Esse é um avanço para que todos possam usar a internet da mesma forma: cegos, surdos, tetraplégicos, pessoas com paralisia cerebral, entre outras deficiências poderão utilizar tudo que a internet tem para oferecer.

Nesta última semana precisei resolver uns problemas relacionados a compra das minhas passagens áreas para as próximas férias, e consegui resolvê-los, graças ao atendimento via chat da Azul. Parabéns!

Veja também:

Toy Story 4 e toda a sua representatividade para os surdos

Quem já assistiu a Toy Story famosa animação Disney-Pixar, e que acaba estrear o quarto filme, deve amar Andy e de seus velhos – e novos! – brinquedos: o xerife-cóuboi Woody, o boneco espacial Buzz Lightyear, o dinossauro em miniatura Rex, o Sr. e a Sra. Cabeça de Batata, Slinky (o cachorro-mola), a boneca vaqueira Jessie, entre outros. Um clássico para muitos das décadas de 1990 a 2000.

E a novidade do 4, que mal acabou de estrear é uma pequena criança usando um aparelho de implante coclear.

Muitas músicas do filme, conhecidas por crianças de diferentes países do mundo, foram interpretadas em línguas de sinais e gestuais e partilhadas na Internet.

Vejam que legais algumas delas (clique nos links para acessá-las):

Amigo estou aqui“, interpretada em Libras. (Brasil)
You’ve got a friend in me“, interpretada em ASL. (Estados Unidos)
When she loved me“, interpretada em LGP. (Portugal)

E aí gostaram? Eu só sei que eu amei, e muito!

Série: Saúde auditiva – Os perigos da Poluição sonora

Você sabia que perda de audição ou hipoacusia como é conhecia pelos médicos, chega a afetar 1 em cada 7 brasileiros, seja com a perda total ou parcial da audição?

Mas afinal, o que será que de fato causa a perda auditiva? E sobre as pessoas que já nascem surdos? É normal perder a audição à medida que envelhecemos? Quais efeitos que certos medicamentos, podem causar na saúde auditiva?

Estas e outras perguntas serão respondidas aqui no blog numa série de postagens que começam hoje, e primeiro assunto é:

Os perigos da Poluição sonora 

Imagem: Reprodução

Antes de mais nada é importante lembrar que a audição é um instrumento evolutivo fundamental na vida de todos nós.
Como sabem, antes de se prestar à comunicação, a percepção de ruídos até nos ajudam a identificar fontes de perigo. Porém, mundo em que vivemos, a poluição sonora é constante. Apesar de ser facilmente medida, seus efeitos sobre a saúde são muitas vezes subestimados e vão além dos efeitos diretos sobre a capacidade de audição.

A principal causa de perda auditiva é a exposição a sons de forte intensidade, que não só ocorrem em trabalhadores de construção civil e fábricas ou em agricultores, mas também em pessoas que se colocam diante de outros fatores ambientais como festas, shows, bares com muita gente e música alta, fones de ouvido e uso de telefone celular, também são fatores de risco a depender da duração e intensidade.

Alem disso, os prejuízos para a saúde causados por estes fatores vão muitos alem da perda auditiva, e podemos sofrer: Irritação, Doenças Cardiovasculares, perda de Desempenho Cognitivo e Distúrbios de Sono.

O aparelho auditivo “Ohren Goiânia”

Usar aparelho auditivo, será que pode não ser legal? Pode ser um incômodo? Pode ser esteticamente muito feio ou muito lindo?

Sim, Não e Depende para todos estes questionamentos.

Pra começar gostaria de esclarecer que o que realmente não é legal é não poder aproveitar plenamente todo o potencial da audição humana.

Incômodo é estar rodeado de pessoas e não poder entender o motivo das risadas.

E feio é conhecer pessoas que possuem a capacidade de caracterizar um aparelho auditivo, é altamente benéfico para um surdo como fora dos padrões de estética.

Não é legal ouvir pouco, assim como também não é legal ouvir demais, porém é importante frisar que qualquer incômodo relacionado ao uso de um aparelho auditivo tem mais a ver com tempo, paciência e adaptação correta feita por um profissional qualificado.

Não acredito que exista padrões de beleza, pois assim como na moda existe espaço para os mais diversificados gêneros, cores e tamanhos, foi desenvolvido diferentes modelos de aparelhos auditivos, com tamanhos, cores e tecnologias diferentes que com certeza você poderá encontrar uma que mais se adequa a sua necessidade.

Me chamo Thiago, tenho 33 anos e estou também no meu blog pessoal, que também falo abordo sobre minhas tristezas e alegrias, conquistas e tantos desafios de ser surdo, além de trazer dicas de cultura, viagens, moda e saúde.

Em Goiânia encontrei a Ohren, uma empresa séria com profissionais qualificados que me atenderam tão bem que quando relatei a minha satisfação a gerência, fui convidado a relatar minha experiência de anos de uso de aparelhos auditivos e tudo relacionado ao meu mundo surdo.

Mas e você, vamos começar cuidar da sua saúde auditiva hoje? Conte conosco!

Novas tecnologias em Aparelhos Auditivos

Comecei a perder a audição por voltar dos 10, 11 anos de idade, sendo  comprovada a perda com audiometria aos 12. Se a memória não me falha, aos 18 comecei a usar aparelhos auditivos. Desde então, posso afirmar que a minha vida deu uma guinada, pois “voltei a viver” a ouvir muitas coisas que nem reconhecia o som mais.

No mercado existem inúmeras marcas e tecnologias que permitem que as pessoas com perdas auditivas voltem a ouvir. E hoje como estou em fase da adaptação com novos aparelhos, que pela segunda vez são da marca Signia-Siemens, posso dizer que já estou muito feliz e parece-me que a qualidade destes em relação aos modelos anteriores que usei são bem superiores, graças a tecnologia que avança continuamente. Por isso gostaria de falar em inovações tecnológicas para os surdos, de modo pesquisei sobre os aparelhos auditivos, e hoje quero falar sobre 3 modelos dessa marca que tem ultrapassado minhas expectativas.

Vamos conhece-los?

  • Seja para falar sobre a exposição de arte com seus amigos, comentando sobre a política brasileira ou sobre a belíssima apresentação que seu cantor de música favorito fez – conheça o Pure™ 312 da Signia permite que você compartilhe e viva ao máximo todos os lindos momentos da vida. E sabe o melhor? É que tamanha sofisticação vem em poucos centímetros.

Ou seja, além do seu design elegante e pequeno, ele se adapta discretamente atrás da sua orelha. E ainda pode ser controlado remotamente por meio de seu smartphone com ainda mais conveniência e discrição para quem a pede. 

Este foi desenvolvido com a mais sofisticada e inovadora tecnologia, o Pure 312 da Signia oferece um som mais natural, combinado com a mais alta performance auditiva e conectividade superior, seja em perdas auditivas leves, moderadas, severas ou profundas, e enfrenta os desafios e te ajuda a aproveitar os sons naturais da vida

  • Um bom design não é apenas questão de estética –  e  sim uma combinação inteligente entre forma e funcionalidade. Com design único, foi combinado os dois para criar mais uma inovação: um aparelho auditivo com bateria de íons de lítio sem contatos de carga. Este é o diferencial do Cellion Primax , a próxima geração da tecnologia de aparelhos auditivos, com um inteligente design “OneShell”. Com uma confiável célula de bateria de íons de lítio recarregável, o novo Cellion™ proporciona até dois dias de uso regular com uma única recarga, para você não se preocupar com a falta de bateria inesperada. E, ainda, o carregamento por indução significa total conveniência.


Além disso de tudo, eles são os únicos aparelhos auditivos com transmissão de áudio ilimitada com duração de até dois dias sem a necessidade de recarregar. E células recarregáveis da bateria de íons de lítio utilizam uma conveniente tecnologia sem fio de carregamento por indução, que dispensa as complicadas trocas de bateria. Apenas coloque seus aparelhos auditivos Cellion no carregador e os equipamentos inteligentes tomam conta do resto. Depois é só tirar os aparelhos do carregador e eles ligam automaticamente. Carregamento: O Cellion é o primeiro aparelho auditivo do mundo a combinar a tecnologia das baterias de íons de lítio com carregamento por indução. 

  • Um dos menores aparelhos auditivos do mundo, o novo Silk fica praticamente invisível no canal auditivo, e é apropriado pra quem quer total discrição. O que mais gostei deste modelo é que ele me parece ser super macio e confortável e promete se adaptar imediatamente sem a necessidade de esperar pela confecção de um molde customizado.

E além do tamanho impressionante, o Silk ainda proporciona uma experiência auditiva surpreendente clinicamente comprovada por reduzir o esforço auditivo. Os novos aparelhos auditivos Silk possuem recursos completos e oferecem uma qualidade sonora excepcional.

A revolucionária direcionalidade conhecida como “binauralOneMic” impulsiona o foco natural da orelha nos sons vindos especificamente pela frente, enquanto filtra ruídos indesejados do ambiente. E graças à conectividades sem fio, você pode transmitir o áudio de outros dispositivos como TV e celular, diretamente aos seus ouvidos e desfrutar da conveniência de uma variedade de acessórios como os controles remotos. 

Não são maravilhosos? E quer saber mais? Quero falar sobre o aplicativo myControl App*. OS aparelhos auditivos Siemens, Signia, oferecem a melhor conectividade para transmissão de áudio de várias fontes, além de também funcionar como um controle remoto dos seus aparelhos auditivos – tudo na ponta de seus dedos. Com ele você pode aproveitar uma experiência sonora mais natural, com conectividade para transmissão de áudio de seu smartphone ou TV.

 

Outra característica bem legal, e que tem inclusive nos meus novos aparelhos é que o recurso SpeechMaster que monitora constantemente o que você está ouvindo. Ele foca automaticamente no seu interlocutor enquanto reduz as vozes e o ruído indesejados a sua volta. Você escuta de maneira mais clara o que realmente quer escutar.

Como resultado, ouvir com aparelhos que tem essa tecnologia, pode ser ainda menos cansativo do que a audição normal. E ele está a disposição o dia todo. Em todas as situações. E eu estou amando essa experiência, e muito orgulhoso de poder contar com essa tecnologia. De fato a Signia-Siemens não ficou de fora e tem avançado continuamente e lançando soluções capazes de garantir uma vida mais confortável,  plena e feliz mesmo que você tenha a audição limitada.

E para quem quer conhecer estes e outros modelos da Signia-Siemens, em Goiânia eu indico a equipe da Ohren Aparelhos Auditivos, localizada na Av. D, 178. QD. 11 LT. 69 – Setor. Oeste.

Fones: (62) 3215-1030 ou Whatsapp (62) 98596-6373, ou pelo e-mail: contato@ohren.com.br

Leia também aqui no blog: 

A in-utilidade dos 0800 para deficientes auditivos ou de fala.

 

Artigos sobre Inclusão, Surdez e Língua de Sinais

 

Os Mitos e as verdades da Surdez – “Os surdos que só escutam quando querem”