Saúde: Detox e Cia

Creio que todos já ouviram falar de sucos que são fortes aliados na hora da dieta e fazem até “milagres” para uma vida mais saudável.

Falando nisso, quero falar de uma empresa goiana que conheci a cerca de dois meses, através do Instagram: Detox e Cia, que foi idealizada por Letícia Martins e Débora Barcelos.

Além de ser a primeira indústria do estado de Goiás de sucos funcionais em polpas, se tornou referencia no mercado saudavel, pois foi criada para proporcionar aos seus clientes qualidade de vida, por isso foi pensado em todos os detalhes, inclusive na linha de produtos deliciosos que atendem crianças a adultos.

E falando por mim, gostei muito da “Cor do Verão”, “Digestiva” e “Detox”. Mas, olha as opções e os maravilhosos benefícios para sua saúde:

img_1547

Com o objetivo de oferecer um produto realmente diferenciado e de total qualidade as empresárias desde o início tem trabalhado de acordo com as normas e exigências da vigilância sanitária. Os produtos da Detox e Cia podem ser encontrados nas melhores lojas de produtos naturais de Goiânia e interior de Goiás, e dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

Detox e Cia — A beleza que vem de dentro.

Rua Antônio César, 216 — Cidade Jardim

Goiânia/ Goiás • (62) 9967-7703

Esta postagem não é patrocinada. 

Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada

Todos já ouviram o famoso ditado: “Nós somos aquilo que comemos”.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida, e é por isso que temos que procurar uma dieta adequada ao nosso estilo de vida. Nutricionistas dizem que é fundamental comermos de tudo, porém em porções pequenas. Sempre devemos estar com nosso corpo em equilíbrio, e só conseguimos esse efeito com uma alimentação completa e saudável.

Restringir nossa alimentação em um só alimento pode ser prejudicial ao nosso organismo, devemos equilibrar todos os alimentos que ingerimos. Carboidratos e proteínas devem sempre estar em nosso cardápio, o primeiro tem a função de nos condicionar energia, funcionando como um combustível para o corpo, principalmente o cérebro. Já a proteína abastece nossa musculatura e aumenta a defesa do organismo. Essa dupla jamais deve escapar de nosso prato, porém é necessário ressaltar que, nunca devemos exagerar nas porções.

Além disso, nosso corpo exige uma demanda de vitaminas e minerais, que podemos encontrar em diversas frutas, vegetais e principalmente na água. Estima-se que para uma alimentação balanceada, deve-se ingerir no mínimo 3 porções de frutas e vegetais por dia e dois litros de água. Devemos ainda, sempre procurar fazer pratos coloridos com diversidades de alimentos. Recomenda-se que se faça de 4 a 5 refeições diárias, não ficando mais que 03h30 sem se alimentar.

Fazer pequenos lanches com fruta, iogurte, batidos com leite meio gordo, algumas nozes ou sementes de girassol, podem ser valiosos contribuintes para o aporte de nutrientes, energia e fibras. É válido saber que, várias refeições ao dia é uma forma de evitar comer demais em algumas refeições, como almoço e janta. Outra saída, para aqueles que vivem na correria do dia-a-dia, é optar por polivitamínicos, que ajudam a complementar as necessidades do corpo devido a uma alimentação escassa ou desbalanceada.

Vamos mudar o mundo? – Por Dariane Vale

Oba, mais uma dica maravilhosa da minha querida amiga Dariane Vale, espero que gostem, e mudem vossos mundos:

Continue reading “Vamos mudar o mundo? – Por Dariane Vale”

Mais Saúde: Benefícios de fazer Atividades Físicas regulares!

No final de 2014, postei aqui que eu gostaria de melhorar minha saúde, e que em 2015 estaria determinado a me empenhar por esse objetivo.

Demorei bastante mas em 29/11/2015, finalmente me matriculei numa academia. A princípio demorei perceber os benefícios, principalmente relacionados a perda de peso, uma vez que não mudei muito minha alimentação e continuei com a mesma rotina de sempre, comendo muito bacon, doce e refrigerante e fast-food.

Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!
Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!

Mas apenas por praticar atividades físicas regulares (muitas vezes mais de 4 vezes por semana) coisa que eu nunca tinha feito antes, o principal benefício e que me surpreendeu além do esperado e muito além do que sempre ouvi falar: atividades físicas melhora o humor, da mais disposição para a vida e melhora a autoestima. E o melhor essa semana, em que fiz com 3 meses diretos na academia estou com quase 4 kg a menos. Lembro-me que passei do 86 kg. Hoje ao pesar estava 82,4kg. Legal né? Relacionei para vocês resumidamente alguns benefícios entre os já mencionados e outros que selecionei:

  • Autoestima lá em cima e mais disposição;
  • Perda de peso e ter uma vida mais Saudável;
  • Usar as roupas que estão guardadas e não entrava mais;
  • Qualquer roupa cair bem e não ter problema pra entrar em minhas roupinhas preferidas;
  • Deixar de ter “um rosto bonito” para “ser bonito”;
  • Me sentir mais forte e estar com o rosto mais magrinho;
  • Conseguir fazer coisas que você nunca pensou ser capaz, por estar acima do peso;
  • Mais disposição para atividades simples, como subir escadas;
  • Ser inspiração para outras pessoas;
  • Não ser mais um ponto de referência “É lá onde aquele gordinho entrou”;
  • Poder tirar foto de corpo inteiro sem murchar a barriga;
  • Sentar e não dobrar a barriga;
  • Provar pra muitos e, principalmente, pra mim mesmo, que EU CONSIGO;
  • Amor próprio e vontade de viver!

É algo “inexplicável” e surpreendente a quantidade de benefícios e indico a todos a prática de atividades físicas regulares.

Mas sei que ainda preciso focar em melhorar minha alimentação, diminuir o consumo de açúcar e gordura. Para isso pretendo continuar nas atividades físicas, voltar nas minhas médicas nutricionistas e endocrinologistas para melhorar minha dieta. Além disso firmei um acordo com outros amigos de que vamos ficar 30 dias sem refrigerante, hoje estamos no terceiro dia, o que tem sido muito fácil não. É um vício né? Mas vamos conseguir!

E vocês praticam alguma atividade física? Se sim, quais benefícios tem sentido e quais dicas que dão para quem está começando? E você, ainda sedentário?  Vamos suar a camisa, na prática de atividades físicas prazerosas e melhorar nossa saúde?

Cuidado com o Colesterol alto!

Bom dia,

Já contei aqui cerca de um mês atrás que uma das minhas metas deste ano é melhorar minha saúde. Sim, ela não está boa e fiz uns exames e tenho sérios riscos e ter um AVC se não tomar mais cuidado com minha alimentação. Por isso estreio hoje a sessão: Amor a Vida. Mas não, não vou falar de novelas, o que pretendo falar é sobre um pouco da minha luta contra o colesterol, entre outras coisas relacionadas a saúde, inclusive dicas que encontrar. 

E para começar pedi para a Leticia Ciffarello Guilger (CRN 1 6811), uma pessoa muito competente e profissional  que passei a admirar bastante e que tenho o prazer de dizer que é a minha nutricionista, falar um pouco sobre os dois principais vilões da minha saúde neste momento. E eu gostei bastante, pois as informações estão claras e fáceis de entender. Vamos em frente?

O que é o colesterol? 

O colesterol é uma gordura essencialmente de origem animal, ou seja, não é encontrado colesterol em alimentos e óleos de origem vegetal. Essa “gordurinha” tão temida é essencial para funcionamento do nosso organismo, visto que, ele é fundamental para o metabolismo de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e também essencial para produção de hormônios esteroidais (como os hormônios sexuais: estrógeno, progesterona, testosterona). O problema está quando existe um desequilíbrio nesse sistema. 

Como assim, existe então mais de um tipo de colesterol? 

Sim, e hoje vamos falar de dois deles: Estudos mostram que o bom colesterol (HDL) retira a “gordura” das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o colesterol “ruim”  (LDL) faz o inverso: ajuda a “gordura” a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura/ ateroma, e assim aumentando a o risco de um evento cardíaco. 
E o triglicérides? 

Já os triglicérides são um tipo de gordura que estão associada ao consumo de carboidrato e também alimentos gordurosos, quando alto, está associado a eventos cardíacos como infarto e AVC.

O que pode ser feito, por aqueles que estão com o colesterol ruim e triglicérides lá nas alturas?

Para melhorar seu perfil lipídico e se manter longe dos riscos associados à dislipidemia:

           1- Mantenha-se ativo, pratique atividades físicas com regularidade;                              2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada evitando excesso de carboidratos refinados como pães brancos, roscas, bolachas açucaradas, doces e açúcar; e evite frituras e excesso de gorduras de origem animal como carnes gordas e pele do frango. Aumente consumo de óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva extravirgem. 


Alimentos que ajudam  a reduzir o Colesterol (imagem retirada da Intenet).

     Pessoal, 
     Se você mora em Goiânia e região e deseja uma consulta, ela atende no Espaço Lis Saúde que fica na Rua 32 A no Setor Aeroporto, o telefone é (62) 3093-5026.

       Letícia, 
      Agradeço a atenção dispensada, as minhas dúvidas foram esclarecidas, espero que possa ajudar outras pessoas também. Espero também que possa me ajudar com outras postagens, quem sabe na sessão “entrevista”. Topa?


2015: O ano!

Podemos estar pouco acima, acima ou muito acima de nosso peso, não importa!

Precisamos cuidar da nossa saúde, e nada melhor que um novo ano para começarmos a colocar em prática aquela resolução que fizemos a muito tempo atrás e cumprimos parcialmente ou ainda não cumprimos: começar a fazer atividades físicas!Tenho 1,70m e atualmente meu peso está na faixa de 85kg, quando o ideal seria eu manter o peso de 72kg.
Isso mesmo, digamos que meu IMC (Índice de Massa Corporal), não aponta, indica e nem pede e sim clama, roga que eu comece perder peso, pois estou cada  mais longe do peso ideal. Meu colesterol já esteve melhor e as vezes sinto que a taxa de glicemia (açúcar) no meu corpo está mais alta que o necessário, no último mês de dezembro acredito que umas 10 (dez) noites acordei com a bexiga  muito cheia é uma sede terrível que nunca senti antes.
Minha família materna tem problemas de saúde que podem “influenciar” negativamente minha saúde: depressão (eu tenho, e tomo remédios), pressão, colesterol alto (olha eu aqui de novo), diabetes (será?) e a lista não acaba. E eu prestes a completar 30 anos e ainda solteiro, comecei a pouco tempo a ficar triste e a se sentir incomodado com as formas do meu corpo, principalmente com o tamanho da minha barriga. Sinceramente sempre odiei atividades físicas, gosto de comer muito doce e bebo bastante refrigerante, e reconheço que isso tem causado os problemas já mencionados.Já pensei em fazer regime e já comecei uma vez e perdi mais de 4kg, cheguei a 78kg. Mas desanimei depois. Estive afastado do trabalho por 4 meses devido à depressão, ansiedade e uma série de fatores. Por um mês fiz natação e até que gostava um pouco, mas parei depois que tive que voltar a trabalhar, já que muitas das noites no dia de semana, tenho outros compromissos.Penso que a insatisfação com corpo, comer muito doce, beber muito refri, o sedentarismo acontece com vocês também, e acredito que muitos de vocês homens também já fizeram dietas e pararam e já começaram a fazer atividades físicas mas desistiram. E acabo de decidir que esse ano vou emagrecer, fazer as pazes com meu corpo, com a minha saúde e elevar a minha alta estima pelo menos em relação a este. O que acham de juntarem a mim e juntos perdermos os quilos extras e atingirmos nosso peso ideal?
O que podemos fazer:
1- Procurar médicos especialistas (endocrinologista e nutricionista) para nos ajudar a estabelecer metas de perda de peso e de uma alimentação balanceada.
2 – Iniciar imediatamente atividades físicas.
3 – Acordar todos os dias e pensar: eu me amo, eu amo meu corpo mas ele não está legal, então vou cuidar dele.
Irei postar dicas aqui, sobre esse assunto… vamos acompanhar?
E vamos nos motivar: Vibrar, comemorar, beber um copo de água em nossa própria homenagem, seguir em frente. A minha motivação sou eu, a sua motivação é você, nós chegaremos lá!
Até a próxima!