TecFit Marista – A academia sem Peso


Evolução e Revolução são itens que a tecnologia e a inovação nos proporcionam. E graças a elas podemos nos conectar ao que tem de melhor no mundo em tempo real.

E falando em tecnologia relacionada à saúde e  em revolucionar e evoluir os treinos de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, a TecFit trouxe para o Brasil os avanços da XBody Newave, uma tecnologia de treinamento sem pesos.
O interessante nessa experiência é que uma sessão de treinamento com o XBody, podem ser estimulados simultaneamente até 350 músculos superficiais, profundos e médios. E ela promete trazer grandes vantagens, entre tantas, é que em apenas 8 sessões dinâmicas, agradáveis e adaptadas a cada pessoa, já é possível ver os primeiros resultados.
A TecFit já abriu as portas em São Paulo, Rio e Paraná, e agora chegou a vez de Goiás, mas especificamente na nossa linda Goiânia.
Ao me oferecem uma aula experimental gratuita, para o segundo dia de funcionamento da unidade TecFit Marista fui até lá para conhecê-la. Vamos comigo?
— Primeiras impressões:
    • Para os que me acompanham sabem que eu sofro muito pelo fato de muitas empresas que se dizem sérias não possuírem um suporte de atendimento apropriado para um surdo, sim aquele aparelho que você nunca viu falar ou nunca viu ninguém usar trata-se do TDD, que além de ser uma tecnologia de 1964, não é mais útil, como falei disso aqui. Com a TecFit Marista eu não tive esse problema, pois disponibilizam o WhatsApp para atendimento. Nota 10!
Chegando no local com um pouco de receio sabe-se lá por qual motivo, logo me senti à vontade graças aos esforços e boas vindas da simpática recepcionista, e do atendimento individual recebido por parte do professore personal trainer Agrício.
Um ponto alto é que todos que se digiram a mim, foram extremamente respeitosos e pacientes e o que me era dito, era dito num volume normal e pausadamente, e mesmo quando ainda assim eu não entendi, eles repetiam.
    • As instalações e a tecnologia pareceram-me excelentes, ponto. Além dos equipamentos modernos estarem “cheirando o novo”, a novidade vinga.
Na aula experimental grátis, recebi uma roupa específica que é adequada para o uso junto ao XBody, e que devolvi no final do treino.
Para as troca de roupas, há um banheiro lindo, limpo e completamente equipado para meu exclusivo uso: ou seja, enquanto eu estiver nele ninguém mais entra. E vai muito além que pia, vaso e ducha: que tal desodorante, sabonete, shampoo, condicionador, toalha, secador e até chapinha? E depois um armário moderno com senha a minha escolha para guardar meus pertences. Rei é rei, né?
Ponto alto: a unidade também tem um banheiro adaptado para pessoas com deficiência física. 
    • Roupa TecFit no corpo e tênis no pé, é hora de vestir o traje especial e conectar-se ao sistema. Vamos começar o treino, e se jogar nos benefícios? São eles:
Economizar o tempo: já que todos os músculos estão sendo exercitados aos mesmo tempo durante cada sessão, foi-me recomendado treinar apenas durante 20 minutos, 2 vezes por semana.
Aumentar a efetividade do treinamento: como os eletrodos estão localizados diretamente sobre os músculos e todos os impulsos são focados, todos os serão feitos corretamente.
Treinar sem riscos de lesões: Os impulsos vão estimular diretamente os músculos e as articulações não serão estressadas. Logo, não há lesões.
Aliviar e até eliminar dores nas costas: os eletrodos localizados na parte traseira do traje estimulam os músculos ao redor da coluna vertebral, reduzindo as dores nas costas relacionadas com músculos fracos e difíceis de exercitar.
Permitir um crescimento seletivo dos músculos: os equipamentos permitem escolher quais grupos musculares se deseja exercitar e com qual intensidade. Dessa maneira é possível calibrar o nível de dificuldade de acordo com o seu gosto.
Treinar de modo personalizado na medida: juntamente com o treinador e equipamentos inteligentes, se desenvolve um plano de exercícios personalizados levando em conta objetivos, limitações e gostos, e assegurando os resultados que se esteja buscando.
    • E deixando os benefícios listados um pouco de lado, a experiência XBody Newave no meu ponto de vista foi maravilhosa sim, apesar de me sentir incomodado um pouco com os impulsos eletromagnéticos no começo. O treino é bem intenso, e está muito além de algum outro que já fiz na vida numa academia, como a SmartFit por exemplo. Com toda certeza juntamente com alguns desconfortos musculares que estão dentro do esperado também me senti os efeitos positivos de ter feito uma atividade física. 
Depois da aula, foi hora de me trocar e voltar a recepção para conhecer os planos e valores. E sinceramente a proposta é muito boa mas infelizmente para mim o investimento fica bem acima das possibilidades, e acredito que está ao alcance de pessoas com um estilo de vida mais confortável. Mas também acredito que os benefícios são rápidos, reais e comprovados, e que todo o investimento feito deva retornar em forma de benefícios para pessoas como eu buscam uma melhor saúde física e principalmente mental.
Possível oportunidade de melhorias: Banheiro adaptado para pessoas com deficiência física. 
Tome nota: O site Curta Mais por Menos oferece gratuitamente a matrícula e a roupa especial TecFit, para seus assinantes premium que fechar qualquer plano na TecFit Marista. Aproveitem!
Serviço: Academia sem Peso
Onde: TecFit Marista 
Rua 1129, Quadra 234 Lote 4 (Esquina com Rua 1129.

Agosto e suas Cores

Instituições, Empresas e Movimentos de Conscientização e Prevenção de Doenças tem ganhado destaque da sociedade e representados em determinados meses por fitas e cores. Apesar que para muitas dessas não existem um calendário oficial sobre as cores dos meses,as campanhas são cada vez mais conhecidas, divulgadas e abraçadas pelas pessoas ao redor do mundo.

Agosto chegou, e ciente da importância do conhecimento dessas causas, trago os assuntos que encontrei na web, de modo a termos a maior quantidade de informações e engajamentos às ações. Vamos nessa?

Agosto Dourado

A campanha “Agosto Dourado” tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno. Entre eles, podemos destacar que: 

Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil.

Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Projetos de lei no Brasil: Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno.

Entre eles, uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que estabelece punição com multa de até R$ 477 mil quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos (PLS 514/2015). 

Para ler a matéria na íntegra, clique aquiSe liga que já começou a Semana mundial da Amamentação (01 a 07 de agosto). 

 

Agosto laranja

Como o 30 de agosto é celebrado em o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla – EM, nada mais óbvio que passar todo o mês promovendo ações, para falar sobre diagnósticos, tratamentos e sobre como conviver com a EM.

Para quem não sabe, a EM é uma doença autoimune do sistema nervoso central. Sua causa é desconhecida e embora não haja cura, existem tratamentos eficazes. Entre os principais sintomas estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função, perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

Para ampliar o conhecimento sobre essa doença, que atinge jovens adultos no mundo inteiro, indicamos a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, que promove diversas ações do Agosto Laranja.

Agosto Verde Claro

No início do mês de Agosto de 2016, o Grupo Erviegas através da marca da Divisão Diagnósticos: Biocare Medical lançaram a campanha: Agosto Verde Claro. Nos últimos anos, Edson Celulari,  Reynaldo Gianecchini, a ex-presidente Dilma Rousseff e a autora de telenovelas Glória Perez tiveram o diagnóstico da Linfoma.

Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos.

A incidência de novos casos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes com esta enfermidade pode ser curada com tratamento atual.

 

O diagnóstico do linfoma é realizado pela presença de alteração nos gânglios linfáticos, que, de acordo com a localização, podem provocar sintomatologia distinta e, principalmente, pela avaliação histopatológica (avaliação em microscópio). Os gânglios linfáticos aumentam de tamanho, apresentando uma consistência tipo borrachosa. Podem disseminar-se para o fígado e para a medula óssea. 

Os exames utilizados para o diagnóstico da doença são: exames laboratoriais, biópsia do gânglio linfático acometido, radiografia do tórax, tomografia computadorizada do abdome e pelve, biópsia da medula óssea, laparoscopia para casos especiais em que permanece a dúvida de presença da doença dentro do abdome.

Agosto Azul

Em diversos estados, o mês de agosto é destinado para ações de cuidado e prevenção da saúde do homem.

O Estado do Paraná por exemplo definiu que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012).

Atualmente, as mulheres vivem mais do que os homens, no Paraná elas vivem em média sete anos a mais. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes masculinas ligadas à doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada.

Assim, o objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Mais cores

Agosto Verde em Palmas/TO: Com programação variada e voltada à discussão e à apresentação das técnicas e conceitos que, agregados ao agronegócio e à agricultura familiar, podem favorecer o homem do campo na Capital, acontecerá o Agosto Verde, com diversas ações previstas para o decorrer do mês.

Agosto Violeta no Shopping Anália Franco em São Paulo/SP: O Movimento Agosto Violeta surge alusivo ao Dia Nacional do Perdão, comemorado todo dia 30 de agosto. Com isso, o Shopping Anália Franco, em parceria com o Instituto Ives Ota, apoia a causa e muda suas luzes noturnas para a cor violeta podendo ser visto de diferentes pontos do bairro.

O empreendimento incentiva o movimento com o intuito de promover uma reflexão ao perdão, ação que traz benefícios à saúde física, emocional e mental.

A campanha tem como objetivo final propagar e incentivar a paz. “O mês de agosto é o mês da conscientização e o Shopping Anália Franco busca trazer maior visibilidade para o tema, para que ações de perdão sejam realizadas durante o ano todo.

Convidamos parceiros e clientes a abraçar a causa, praticando pequenas mudanças e atitudes todos os dias” afirma a gerente de marketing do empreendimento Fabíola Soares.

Viva Agosto!

Exercícios Físicos para se fazer em casa

Reprodução/ Organize sem Frescuras

De todas as incertezas na nossa vida, uma é certa: Quem acha que ouvir, “eu te amo” é bom, nunca ouviu; “como você emagreceu”. 

Pois é, todo mundo quer ter uma melhor qualidade de vida, de modo que sempre estão atrás de dicas para emagrecer, e para viver melhor e se for economizar, melhor ainda.
Por isso, o nosso parceiro Givanildo Matias, Personal Trainer e Educador Físico especializado em emagrecimento e condicionamento físico, criou um treino que pode ser feito em casa, por pessoas iniciantes*, usando itens que todo mundo tem.
Então vamos sair do chão? Confira os treinos e que venha uma vida mais feliz e mais significativa:
Exercício 1: Aquecimento: Corrida Estacionada
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, corpo ereto, cotovelos flexionados, corra sem sair do lugar, por apenas 30 segundos, em velocidade lenta para moderada. Respeite o limite do seu corpo.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 2: Agachamento com cabo de vassoura
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, afaste os pés, um pouco além da largura do corpo, pontas dos dedos para frente. Apoie as mãos no cabo de vassoura, que deve estar a sua frente, e realize o agachamento, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus com o chão. Não desça mais e mantenha a coluna e o pescoço eretos, olhando para o horizonte, com os braços na mesma posição, segurando o cabo de vassoura.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 3: Tríceps Francês com garrafa pet
Duração: Dez movimentos com cada braço
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão na mão direita. Eleve os braços acima da cabeça e segure o cotovelo direito com a mão esquerda. Faça movimentos de elevar e abaixar a garrafa de água, transportando-a por trás da cabeça. Repita o movimento dez vezes. Faça o mesmo com o outro braço.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 4: Polichinelo
Duração: 30 segundos
Como fazer: Em pé, corpo ereto, pés próximos, braços ao lado do corpo, cabeça reta, prepare-se para saltar.
Realize saltos, sem intervalo, abrindo as pernas e elevando os braços acima da cabeça, até os polegares se encontrarem (como na foto).
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 5: Rosca Arnold (para o bíceps) com pacote de feijão ou açúcar
Duração: Dez movimentos
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão (ou açúcar, ou arroz, qualquer um de 1 kg) em cada mão. Com as palmas viradas para cima, eleve apenas os cotovelos (mãos em direção aos ombros), em dez suaves movimentos. Cuidado para manter o braço parado, apenas o antebraço se move.
Descanso: 30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 6: Abdominal chunch com elevação de pernas
Duração: 30 segundos
Como fazer: Deitado de costas numa superfície reta (colchonete ou piso), coloque as mãos sob a cabeça, com os cotovelos alinhados aos ombros. Eleve os joelhos na altura da cintura e forme um ângulo de 90 graus com as pernas, mantendo os dedos dos pés apontados para cima (como na foto). Contraia o abdômen.
Eleve levemente o tronco, sem forçar o pescoço ou os braços: quem deve trabalhar é seu abdômen, que está contraído. É importante tentar não mexer muito as pernas neste exercício, elas são o apoio para você trabalhar os músculos abdominais.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Exercício 7: Flexão de tronco com garrafa pet ou pacote de alimento
Duração: Dez movimentos
Como fazer: Em pé, pés afastados na largura do corpo. Segure uma garrafa cheia de água (de 500 ml) ou um pacote de feijão em cada mão. Flexione o tronco, levando as mãos em direção aos pés. Desça lentamente, sem forçar a coluna ou flexionar os joelhos. Volte à posição inicial lentamente. Repita o movimento por dez vezes.
Descanso:30 segundos – Após a realização do exercício, realize uma pausa, em pé, de 30 segundos.
Sobre Givanildo Matias
O Educador Físico Givanildo Matias, fundador da rede de academias Hiit20, é graduado em Educação Física pela UNICID, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pelo ICB-USP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, palestrante, colunista de veículos de comunicação e autor do livro “Personal Trainer – Como Alavancar suas Vendas e Gerir seu Negócio”. Empreendedor, Matias criou a Test Trainer, primeira rede de franquias de personal trainers do Brasil e, agora, inicia a expansão por franquias da Hiit20, primeira franquia especializada em emagrecimento do Brasil.
*Como todo exercício físico, este também precisa de orientação médica para ser praticado e quem tem lesões nos joelhos, coluna ou ombro, são hipertensos, cardíacos ou possuem outras contraindicações médicas precisam ser avaliados por seus médicos antes de aderirem à modalidade.

Refrigerante ou suco industrializado: qual é a melhor opção?

Em busca de deter o avanço da obesidade, que já atinge 53% dos brasileiros, o Ministério da Saúde, no mês passado, fez um anúncio que levantou muitas discussões: um acordo vem sendo estudado para acabar com a oferta de refil de refrigerantes nas redes fast-food.

Mas não é apenas à obesidade que o consumo de refrigerante pode ser associado. Por ser rica em açúcar, a bebida também aumenta o risco de diabetes tipo 2. As versões light e zero, por sua vez, costumam trazer muito sódio em sua composição, o que prejudica a capacidade de retenção de líquidos pelo organismo. Esses motivos já seriam suficientes para pensar em interromper o consumo, mas ainda vale lembrar do excesso de ácidos, que provoca irritação das mucosas do estômago e pode causar feridas nas paredes estomacais.

A “perseguição” ao refrigerante ganhou mais força no ano passado, quando a OMS falou sobre a possibilidade de aumento de impostos sobre bebidas açucaradas. A recomendação, nesse caso, também se estendia aos sucos industrializados, já que a maioria dos oferecidos nos supermercados tem alto teor de corantes artificiais e conservantes químicos. Essas substâncias alergênicas causam um efeito cumulativo no organismo e, como consequência, o fígado e o pâncreas ficam sobrecarregados.

Diante dessas informações, a dúvida que fica é: ainda resta alguma alternativa quando se quer uma bebida prática, saborosa e que ofereça benefícios à saúde? No mercado, os chamados sucos saudáveis vêm ganhando espaço. O aumento da oferta é resultado de mais consumidores buscando atributos como qualidade e purificação do organismo.

“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e interessadas nas propriedades que as bebidas oferecem”, afirma Edson Mazeto, sócio-diretor da Juxx, empresa pioneira no ramo de sucos funcionais. “Os néctares e refrescos que infelizmente são maioria nas gôndolas têm pouca concentração de frutas e, portanto, não oferecem os benefícios nutricionais adequados”, acrescenta.

As bebidas feitas à base de frutas – as funcionais – ainda respondem por uma fatia pequena do mercado, algo em torno de 3%. Mas, segundo estudos da Euromonitor, estão cada vez mais presentes no cardápio dos brasileiros: até 2020, o nicho deve crescer 11,6%.

Sobre a Juxx: A Juxx é pioneira na fabricação de sucos funcionais de blueberry e cranberry no Brasil, e oferece a mais alta concentração de frutas do mercado.

Este post não é patrocionado, e foi enviado o release por meio da assessoria de imprensa.

Tornar-se vegetariano não é tão simples – Por Flavia Salvitti

A busca por hábitos mais saudáveis tem aumentado no mundo todo e, nesse cenário, as discussões sobre vegetarianismo também se tornam mais comuns.

No Brasil,segundo dados do Ibope mais de 15 milhões de pessoas se declaram adeptos à alimentação livre de proteína animal. Já em Portugal, acaba de entrar em vigor uma lei que determina a inclusão de pelo menos um prato vegetariano no cardápio das cantinas públicas. Para muitas pessoas, a decisão de se tornar vegetariano – ou até mesmo vegano, quando não se consome nenhum alimento de origem animal – é mais do que uma mudança de comportamento alimentar e representa uma nova filosofia de vida. Em todos os casos, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de aderir ao vegetarianismo para que a saúde não seja prejudicada.

Que tal um boi de vegetais? Imagem: Reprodução!

A eliminação da proteína animal é uma novidade para o corpo, e ele precisa de adaptar ao novo hábito. Por isso, o ideal é ir cortando aos poucos. A dieta vegetariana também sugere refeições de três em três horas e um equilíbrio no cardápio. A vitamina B12 – normalmente encontrada na proteína animal -, por exemplo, faz parte da produção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). A sua carência pode causar anemia, principalmente nas mulheres, que já perdem sangue naturalmente por conta do período menstrual.

É importante ressaltar que as indicações de suplementação sempre devem ser feitas por um profissional da área, que leva em conta uma série de informações e antecedentes do paciente. Normalmente, caso a pessoa não tenha nenhuma particularidade, os alimentos indicados são proteína texturizada de soja, milho, grão de bico, lentilha, feijão, soja em grão e frutas oleaginosas, como nozes, castanha-do-Pará e castanha-de-caju. Essas frutas suprem a falta de gordura no organismo, por isso o consumo deve ser moderado, em uma média de três unidades por dia.

Independentemente de qual seja a motivação para se tornar vegetariano ou fazer qualquer tipo de alteração nos hábitos alimentares, uma coisa é fundamental: tomar os cuidados necessários para que essa transição aconteça de forma saudável.

Flavia Salvitti é nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição do Hospital San Paolo.

Saiba como se proteger de gripes e resfriados

A mudança repentina de temperatura tem tornado cada vez maior as incidências de gripes e resfriados. Mas qual é a diferença entre os dois? Existe uma maneira de prevenir essas doenças? O que fazer quando somos atingidos por elas?

Imagem: Reprodução da Internet

No artigo a seguir, o Dr. Nael Hwas, coordenador do Pronto Socorro Adulto do Hospital San Paolo, de São Paulo, fala sobre o assunto.

Ultimamente é muito comum ouvir que “o clima está uma loucura”. De fato, as estações parecem estar cada vez mais “indefinidas”, e a mudança brusca de temperatura tem sido comum. Isso, somado a outros diversos fatores, favorece o aparecimento de gripes e resfriados com mais frequência. Mas você sabe identificar quando está resfriado ou gripado?

A maioria das pessoas não conhece a diferença entre os dois. O resfriado comum é uma infecção viral e traz sintomas mais leves como congestão nasal, coriza clara e espirros. A gripe também é uma infecção viral; mas nesse caso já surgem a febre alta, cefaleia (dores de cabeça), dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Geralmente, dura entre sete e 10 dias e também pode desencadear complicações como sinusite bacteriana, otite média e pneumonia.

O profissional de saúde consegue saber se é um resfriado simples ou uma gripe avaliando o histórico clínico do paciente e realizando o exame físico. Assim, é possível fornecer um diagnóstico preciso.

Os resfriados podem ser prevenidos com medidas simples e que vão muito além do consumo de vitamina C. Boa alimentação, hidratação e higiene nasal também podem ajudar. A gripe, por sua vez, pode ser prevenida por meio da vacina anual. É importante estar sempre atento às campanhas nacionais de vacinação e seus prazos.

Não podemos esquecer, também, de proteger as crianças. A partir dos seis meses de vida a vacinação já pode ser aplicada; e, quando houver suspeita de qualquer complicação respiratória, é imprescindível levar a criança para uma consulta médica. O mesmo vale para os adultos, que têm o hábito de se automedicar. O ideal é buscar orientação especializada.

Dr. Nael Hwas é coordenador do Pronto Socorro Adulto do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, e o artigo foi enviado por e-mail pela Assessoria de Imprensa. 

Veja também:

Especial Saúde: Como se obter uma alimentação balanceada

Motivação da Semana – por Dariane Vale!

Bom dia!

Que tal começar a semana com super texto de motivação da nossa querida Dariane Vale?

depre

A motivação é buscada em qualquer ambiente profissional ou ate mesmo no dia a dia, no trato com a família ou amigos. Não é raro ouvirmos alguém dizer que não fez algo ou não bateu a meta por falta de motivação. Mas o que fazer para ter motivação todos os dias?

Será que é possível?

Tudo começa na disciplina e na consistência a longo prazo. Se você começou algo, parou no meio do caminho e desistiu, é porque te faltou disciplina. Nenhuma árvore cresce e floresce sem antes passar pela adubação, pelos cuidados diários e pelos ciclos de sol e chuva, amanhecer e anoitecer. Ela precisa disto para viver. E, assim como uma árvore, somos nós, temos os momentos de escuridão e de clareza que servirão para o nosso aperfeiçoamento pessoal.

Entenda o seu porquê para executar algo. Saiba o que te move para chegar a algum lugar. Tenho certeza que você encontrará razões para ir até o fim, e, o mais importante, é trilhar motivado e feliz.

Alinhe suas expectativas e perceba cada pequeno resultado que vem de cada iniciativa sua. Junte o seu porquê e as suas expectativas e tenha a sua motivação regada todos os dias.

Escreva e releia sempre que precisar. Prontos para ação?

Continue reading “Motivação da Semana – por Dariane Vale!”

Mais Saúde: Benefícios de fazer Atividades Físicas regulares!

No final de 2014, postei aqui que eu gostaria de melhorar minha saúde, e que em 2015 estaria determinado a me empenhar por esse objetivo.

Demorei bastante mas em 29/11/2015, finalmente me matriculei numa academia. A princípio demorei perceber os benefícios, principalmente relacionados a perda de peso, uma vez que não mudei muito minha alimentação e continuei com a mesma rotina de sempre, comendo muito bacon, doce e refrigerante e fast-food.

Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!
Saia do sedentarismo e vamos ser feliz!

Mas apenas por praticar atividades físicas regulares (muitas vezes mais de 4 vezes por semana) coisa que eu nunca tinha feito antes, o principal benefício e que me surpreendeu além do esperado e muito além do que sempre ouvi falar: atividades físicas melhora o humor, da mais disposição para a vida e melhora a autoestima. E o melhor essa semana, em que fiz com 3 meses diretos na academia estou com quase 4 kg a menos. Lembro-me que passei do 86 kg. Hoje ao pesar estava 82,4kg. Legal né? Relacionei para vocês resumidamente alguns benefícios entre os já mencionados e outros que selecionei:

  • Autoestima lá em cima e mais disposição;
  • Perda de peso e ter uma vida mais Saudável;
  • Usar as roupas que estão guardadas e não entrava mais;
  • Qualquer roupa cair bem e não ter problema pra entrar em minhas roupinhas preferidas;
  • Deixar de ter “um rosto bonito” para “ser bonito”;
  • Me sentir mais forte e estar com o rosto mais magrinho;
  • Conseguir fazer coisas que você nunca pensou ser capaz, por estar acima do peso;
  • Mais disposição para atividades simples, como subir escadas;
  • Ser inspiração para outras pessoas;
  • Não ser mais um ponto de referência “É lá onde aquele gordinho entrou”;
  • Poder tirar foto de corpo inteiro sem murchar a barriga;
  • Sentar e não dobrar a barriga;
  • Provar pra muitos e, principalmente, pra mim mesmo, que EU CONSIGO;
  • Amor próprio e vontade de viver!

É algo “inexplicável” e surpreendente a quantidade de benefícios e indico a todos a prática de atividades físicas regulares.

Mas sei que ainda preciso focar em melhorar minha alimentação, diminuir o consumo de açúcar e gordura. Para isso pretendo continuar nas atividades físicas, voltar nas minhas médicas nutricionistas e endocrinologistas para melhorar minha dieta. Além disso firmei um acordo com outros amigos de que vamos ficar 30 dias sem refrigerante, hoje estamos no terceiro dia, o que tem sido muito fácil não. É um vício né? Mas vamos conseguir!

E vocês praticam alguma atividade física? Se sim, quais benefícios tem sentido e quais dicas que dão para quem está começando? E você, ainda sedentário?  Vamos suar a camisa, na prática de atividades físicas prazerosas e melhorar nossa saúde?

Cuidado com o Colesterol alto!

Bom dia,

Já contei aqui cerca de um mês atrás que uma das minhas metas deste ano é melhorar minha saúde. Sim, ela não está boa e fiz uns exames e tenho sérios riscos e ter um AVC se não tomar mais cuidado com minha alimentação. Por isso estreio hoje a sessão: Amor a Vida. Mas não, não vou falar de novelas, o que pretendo falar é sobre um pouco da minha luta contra o colesterol, entre outras coisas relacionadas a saúde, inclusive dicas que encontrar. 

E para começar pedi para a Leticia Ciffarello Guilger (CRN 1 6811), uma pessoa muito competente e profissional  que passei a admirar bastante e que tenho o prazer de dizer que é a minha nutricionista, falar um pouco sobre os dois principais vilões da minha saúde neste momento. E eu gostei bastante, pois as informações estão claras e fáceis de entender. Vamos em frente?

O que é o colesterol? 

O colesterol é uma gordura essencialmente de origem animal, ou seja, não é encontrado colesterol em alimentos e óleos de origem vegetal. Essa “gordurinha” tão temida é essencial para funcionamento do nosso organismo, visto que, ele é fundamental para o metabolismo de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e também essencial para produção de hormônios esteroidais (como os hormônios sexuais: estrógeno, progesterona, testosterona). O problema está quando existe um desequilíbrio nesse sistema. 

Como assim, existe então mais de um tipo de colesterol? 

Sim, e hoje vamos falar de dois deles: Estudos mostram que o bom colesterol (HDL) retira a “gordura” das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o colesterol “ruim”  (LDL) faz o inverso: ajuda a “gordura” a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura/ ateroma, e assim aumentando a o risco de um evento cardíaco. 
E o triglicérides? 

Já os triglicérides são um tipo de gordura que estão associada ao consumo de carboidrato e também alimentos gordurosos, quando alto, está associado a eventos cardíacos como infarto e AVC.

O que pode ser feito, por aqueles que estão com o colesterol ruim e triglicérides lá nas alturas?

Para melhorar seu perfil lipídico e se manter longe dos riscos associados à dislipidemia:

           1- Mantenha-se ativo, pratique atividades físicas com regularidade;                              2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada evitando excesso de carboidratos refinados como pães brancos, roscas, bolachas açucaradas, doces e açúcar; e evite frituras e excesso de gorduras de origem animal como carnes gordas e pele do frango. Aumente consumo de óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva extravirgem. 


Alimentos que ajudam  a reduzir o Colesterol (imagem retirada da Intenet).

     Pessoal, 
     Se você mora em Goiânia e região e deseja uma consulta, ela atende no Espaço Lis Saúde que fica na Rua 32 A no Setor Aeroporto, o telefone é (62) 3093-5026.

       Letícia, 
      Agradeço a atenção dispensada, as minhas dúvidas foram esclarecidas, espero que possa ajudar outras pessoas também. Espero também que possa me ajudar com outras postagens, quem sabe na sessão “entrevista”. Topa?