Mulheres surdas também são Mães

Hoje fui convidado a trazer para vocês uma matéria feita pela equipe do Hand Talk. Estes que conversaram com duas mulheres surdas, que dividiram com os mesmos um pouco de suas experiências como mães. Afinal, mãe tem de todo jeito, não é mesmo? Acompanhem abaixo na íntegra:

É importante saber que dentro da própria comunidade surda há uma grande diversidade. Desde CODAs (pessoas filhas de pais surdos), até pessoas que se comunicam principalmente por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais), e pessoas oralizadas, que podem contar com implantes cocleares e se apoiam na leitura labial e na fala para se comunicarem. Com isso em mente, trazemos os depoimentos de Fátima Ducati, mulher surda que usa Libras, e Beatriz Sales, mulher surda oralizada. Ambas representam diferentes espectros dentro da comunidade surda, e nos contam de vivências distintas na maternidade.

As duas mães começaram nos falando um pouco das dificuldades e barreiras que enfrentaram por causa de suas deficiências. A falta de acessibilidade na comunicação já é um problema conhecido há tempos, e a falta de autonomia que isso causa no momento de participar ativamente das vidas dos filhos é frustrante. “Nas consultas pediátricas, sempre precisei pedir apoio de outras pessoas, ou até mesmo da minha filha, para entender o que o médico explicava”, diz Fátima.

Já Beatriz conta ter vivido adversidades diferentes, ao ser uma mulher oralizada. A leitura labial definitivamente se tornava uma aliada no momento de se comunicar, mas não deve ser a única solução para poder participar da criação dos filhos. A pandemia, por exemplo, se apresentou como um grande obstáculo nessas situações. “Uma grande dificuldade que sinto é a da comunicação com máscaras atualmente. Por eu depender da leitura labial, ela se torna um grande obstáculo”, explica.

Apesar das perspectivas diferentes, Fátima e Beatriz concordam que deveria haver mais acessibilidade e inclusão na comunicação com pessoas surdas, principalmente nas áreas médicas e escolas. Fátima comenta que “temos muitas informações e tecnologia, mas nada adianta se não contarmos com a boa vontade e empatia das pessoas em colocar isso em prática”. Beatriz reforça “mais inclusão em hospitais, e comunicação com os profissionais da saúde!”.

Mesmo com diversos desafios externos, a vida dentro do núcleo familiar sempre correu muito bem para ambas, se comunicando por Libras, leitura labial, ou até uma mescla de ambos. “Eu amo ser mãe, e ser surda não foi nenhum impedimento para isso”, fala Fátima. 

Já Beatriz, conta mais a fundo como foi a sua experiência como mulher surda oralizada, enquanto o pai de suas filhas é surdo usuário da Libras. “Minhas filhas são fluentes em Libras, e sempre trabalhei também a prática da leitura labial. A Libras é muito com o pai delas, e comigo mesclamos a leitura labial. Essa experiência das duas formas foi muito importante!”.

Todas as mães têm dificuldades na maternidade, e com as mulheres surdas não é diferente. No entanto, ainda possuímos um longo caminho como sociedade para garantir que elas tenham autonomia e recursos de acessibilidade disponíveis para conseguirem exercer seus papéis como mãe como desejarem, da melhor forma possível, e sem barreiras causadas pela falta de inclusão.

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk App, que realiza traduções digitais e automáticas para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

Entrevista Inédita: Julyana Mendes — A mãe de Sete.

A matemática faz parte das nossas vidas. E gostando ou não os números. E juntamente com eles vem as contas de somar, multiplicar, subtrair e dividir. Quase ninguém é fã, é verdade, mas hoje vamos falar de uma soma e números bem legais, pois é de uma família muito especial.

Um dos números, é o 40. Que é a idade da super mamãe Julyana. Ela já está mais que acostumada com números, e nem estamos falando de contas e despesas!

21 é a idade do Pedrão seu primogênito, fruto do seu primeiro casamento.

img_1680

É, aí vai mais um número: 3 casamentos.

No segundo, vieram o Luís Felipe e depois o João Eduardo hoje com 13 e 10 anos. Depois foi o “Hoje é dia de Maria, com 3 lindas Marias: Maria Carolina, Maria Eduarda e a Maria Fernanda, que chegaram todas de uma só vez, gestação trigemelar. E mais um número na vida dessa família: 7 anos cada uma.

Dai veio o terceiro casamento com o Kleber, e acrescentou mais uma Maria, dessa vez a Maria Beatriz, com quase 1 aninho.

img_1681
À espera de Bia!

Na matemática, 3+4 é 7. E ele vem depois do 6 e antes do 8.

No Futebol, 7 é o número da camisa que os craques Zagalo, Robinho, Hulk, Lucas e Bebeto em pelo menos uma vez na história do futebol brasileiro.

Na música, a cantora Rita Lee já fez as contas: 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 anjos, 7 sombras, 7 pecados capitais… 7 e 7 são 14, com mais 7, 21.

img_1696
Pra não esquecermos de ninguém. E não esqueçam os números!

7 está presente nas nossas vidas e é o número perfeito da mamãe Julyana. E hoje ela conta para o bloguinho a incrível rotina de ter 7 filhos.

Profissão: ser mãe? Será que existe o que “nasci para isso”? Já se imaginou ser mulher sem filhos?

Minha profissão hoje é essa. Mais que isso: uma missão que eu nunca planejei. Mas aconteceu.
Sonhei ser executiva, viajar, e ser influente. Sonhei ser meu pai. Hoje sou minha mãe. Eram duas referências para mim e nunca imaginei seguir a segunda. Mas foi uma escolha que hoje tenho certeza, acertada. Até porque é mais completa, já que inclui nisso ser palestrante e compartilhar minha experiência com outras mães.

img_1683

1, 2, 3, 6, 7 – Qual a maior dificuldade em ter 7 filhos? Já chegou a desesperar com tipo: “Aí meu Deus, não estou dando conta”?

São duas as maiores dificuldades: a financeira, óbvio. Que é tudo muito planejado, apertado e escolhido. E a de atender a demanda de 7 pessoas diferentes e que te exigem o tempo todo. Trabalho impossível e que hoje sei ser desnecessário. Não precisamos atender 100% da demanda deles, nem se pudéssemos.

img_1687

Do lado financeiro, quais dicas que você dá para outras famílias grandes para não estourar o orçamento?

Quanto ao financeiro, como já mencionei, fala-se de planejamento. De cuidado com excessos. De valorizar tudo.
Presentes só em dias especiais e não são os mais caros. O casal tem que estar alinhado e conversando o tempo todo entre eles e lógico que a medida que forem crescendo as crianças tambem devem ser envolvidas.

Qual a rotina da mãe de 7 com filhos de personalidades diferentes?
Tem um que exige mais atenção, ou dá mais e menos trabalho em casa ou escola?

Planejada, já que assim fica mais fácil.
Minha rotina é organizada de acordo com as atividades deles. Assim consigo organizar a minha.

Todos exigem atenção. Um na carência, outro nos estudos, outro mais tímido. Depende  muito do dia até do turno (kkkk). Assim fico me alternando.

img_1692

Nas redes sociais, vemos a rotina de férias das crianças. Se não tem viagem, eles ficam entediados?

A não ser final do ano que viajamos juntos para um lugar que a família tem casa. Dai não pagamos hospedagem (kkkkkk). Nas outras férias a aqui em casa é em casa. E fazemos programas juntos, e por eles serem muitos caseiros, se entediam com menos facilidade.

img_1691
Os 7, se preparando pra entrar na piscina!

img_1693
Muita diversão!

img_1684
E dentro de casa!

img_1688
Hora só das meninas: Clube das Luluzinhas!

As pessoas costumam lhe criticar pela quantidade de filhos, talvez ser considerarem ser demais para uma única mãe? Qual a maior dificuldade para criar filhos responsáveis e generosos neste mundo cheio de mal exemplo?

Não recebo críticas não. Espanto, surpresa sim. Mas crítica não.
Se você está em casa, passa valores, observa o dia a dia, o mundo é real, tem exemplos ruim, mas eles irão saber lidar com isso e fazer escolhas melhores. Valores, isso é essencial!

Os meninos estão cada dia maiores, e aos poucos vão tornando “independentes”. O Pedro por exemplo, já está na faculdade e vai criando “asas”… E no futuro as meninas. Como se sente, em saber que um dia vão sair de casa e ter sua própria família?

Não penso muito sobre isso. Mas a ideia é prepará-los para irem mesmo. Para viver e serem felizes. Vou sentir, óbvio, mas tem muito tempo ainda para me acostumar. Bia mesmo, só tem 1 aninho, vamos aproveitar muito.

E como é ser mãe e ainda assim ter tempo para você como mulher e esposa?

Ser mãe, é prioridade para mim, entende? Mas eu organizo a rotina para não me descuidar e mais que isso conto com ajuda, muita ajuda, de mãe, de sogra e de tia, para poder estar sempre cuidando de mim e saindo com o marido.

img_1685
Momento a 2!

Como surgiu a ideia das redes sociais, e qual foi o segredo para atrair tantos seguidores e curiosos? E o seu marido, o que ele acha da exposição da imagem de seus filhos?

As redes sociais é um projeto grande, que surgiu quase sem querer. Quando vi foi crescendo. Sou atípica e isso chama atenção, normal. A exposição não me incomoda, nem ao meu marido, pois existem limites para ela e tenho cuidado com isso.

img_1690
Família reunida!

Quando não é mãe, mulher e esposa, o que você faz?

Meu trabalho hoje é o projeto “Mãe de Sete” que hoje é mais que o Instagram. São as palestras que participo com o objetivo de ampliar informações, de compartilhar experiências e de aprender com mães de todo o país.

E voltando ao o que é ser mãe de sete…

Ser mãe é estar presente, olhar no olho. Enquanto uma criança brinca ela te olha no olho, 30 vezes no período de 1 hora. Ela quer aprovacão, que você a veja. Se nesse período, vc esta no celular por exemplo, perde muito.

img_1686
O número perfeito da Ju: 7!

E de todas as coisas que já amou, existe o amor maior de mãe para filho?

Então, amor de mãe é estar presente quando estiver. Não é o dia todo, é qualidade de tempo, não quantidade. Amor de mãe não há igual e não me vejo sem meus filhos.


 Ju, 

Que Deus abençoe bastante, para que possa continuar mostrando amor, zelo e abnegação a sua família. Que todos vocês tenham muitá saúde, e sejam muito felizes! 

Obrigado pelo tempo dispensado em responder os vários e-mails e mensagens!


Entrevista Concedida por e-mail pela mamãe Julyana em Novembro/2016 ao Blog dos Pernés. — Todas as Fotos foram autorizadas a reprodução e foram retiradas do Instagram @maedesete.

Língua de Sinais para o seu bebê!

Em parceria com a nossa amiga virtual Fernanda Bastos, lá do Instagram, que mora em Lisboa/ Portugal, hoje vamos falar da Língua de Sinais para bebês.

image

 

E sabe o diferencial? Você e seu bebê não precisam ter problemas auditivos. Vamos saber mais?  Ela conta tudo pra gente:

Objetivos: Os principais objetivos da Língua de Sinais para Bebês são facilitar a comunicação entre pais e bebês, e diminuir a frustração do bebê. Por isso não importa se você decidir ensinar para o seu bebê sinais baseados em ASL (Língua de Sinais Americana), na LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou se você até mesmo inventar alguns sinais. A técnica e os princípios são os mesmos: diversão, repetição, motivação e expansão.

image

Vantagens: A Língua de Sinais para Bebês requer habilidades motoras básicas para que o bebê possa fazer os sinais. Ao ensinar essa técnica para o seu bebê, você ganha mais ou menos um intervalo de 1 ano no qual você pode se comunicar com o seu bebê através de sinais, enquanto ele ainda não aprende a falar. À medida que os bebês vão aprendendo a falar, eles naturalmente vão deixando de se comunicar através de sinais e a fala se torna a sua forma dominante de comunicação.

image

Porém, se você decidir continuar ensinando para o seu bebê a Língua de Sinais, mesmo depois que ele aprenda a falar, isso terá 2 vantagens principais: (1) seu filho irá aprender uma segunda língua, o que será muito bom para o currículo acadêmico dele no futuro e (2) ele também irá desenvolver a capacidade de se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. Não é demais?

Para saber mais:

  • Siga o Instagram: @maozinhasquefalam

 

Leia também: 

Compreendendo o mundo dos diferentes.

Meu mundo Inclusivo.

Ser Surdo: A Vida como ela é! 

 

Moda Infantil – As mais lindas Mini Fashionistas Brasileiras

FullSizeRender (19)Não é de hoje, que as muitas crianças minis fashionistas conquistaram as redes sociais, com fotos cheias de charme e estilo, esbanjando moda, recebendo milhares de curtidas e compartilhamentos, inclusive por celebridades. Nem se fala então, na grande quantidade de seguidores.

Além disso, todos aqui sabem que amamos crianças, pois a beleza infantil vai muito além da beleza física. Elas são puras, sinceras,  divertidas e carinhosas.

Vocês mamães e papais de uma princesinha, pre-pa-ra, o coração que hoje tem um post de cair o queixo. Que tal, vestir suas princesas como as minis fashionistas do momentos? Se inspirarem nos looks nos passeios, nas festa ou até em um casamento.

É de babar nas queridinhas mais fashions e maravilhosas do Brasil. Pre-pa-ra que selecionei minhas preferidas desse Brasil. Lá vem Valentina Cantagalli, Lara e Sofia Tobias, Juju Honorato, Cecília Martins e Hylanna Campos. Pre-pa-ra, que lá vem tiro, porrada e bomba. Essas crianças são de arrepiar e se inspirar.

FullSizeRender (7)
Corram já pra ver o quanto elas são maravilhosas, até na hora de “malhar”. Alguém duvida que não foi divertido essa sessão de fotos com a Ceci, Lara, Vale e Sosso? (FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).

  • Aqui tá frio:

– Tá batendo um frio em boa parte do Brasil né? Quer uma dica para a princesa não reclamar do frio? Use vestido, meia calça e bota.

IMG_4197
Que tal o Look da Juju com bota, não ficou linda? (FOTO: Luciana Honorato)

E saia e colete de imitação de pele (pelúcia), não é divino? Se não estiver muito frio, pode vir também.

FullSizeRender (8)
Olha a cara da Valentina. No maior Estilo! (FOTO: Larissa Cantagalli).

 

FullSizeRender (15)
As gêmeas Lara e Sofia, arriscam um jeans “surrado” e um moletom com as cores da moda. (FOTO: Patricya Tobias).

 

FullSizeRender (4)
Vale também aderiu a combinação: moletom estiloso e jeans. (FOTO: Larissa Cantagalli).

 

Agora, se o frio estiver insuportável, nada de deixar a princesa doente com as perninhas de fora né? Calça comprida/ Jeans na certa.

FullSizeRender (3)
Cecília toda animada com a sua touquinha de orelhinhas! (Foto: Alércia Martins)

 

IMG_4194
E o detalhe da Hylanna? Assim está bem protegida né? (Foto: Lu Campos)

 

IMG_4201
Juju preferiu uma tiara personalizada, mas não dispensou o cachecol super estiloso. (Foto: Luciana Honorato)

 

FullSizeRender (5)
E a Valentina, apostou novamente no Colete e na botinha vermelha para ser mais que uma na multidão. Ta linda! (Foto: Larissa Cantagalli).

  • Ai que calor:

Agora está calor? E o tempo está com tudo para ir dar um rolés com as “bests”, andar de Skate, fazer uma corrida ou ir no parquinho: Não esqueça o óculos de sol, e o protetor solar e se hidrate com bastante líquido:

FullSizeRender (12)
Elas são feras no skate e no estilo “Moda de Rua”.

IMG_4195
Linda Hylanna, amo esse sorriso contagiante! (Foto: Lu Campos)

FullSizeRender (6)
FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).

FullSizeRender (11)
FOTO: Larissa Cantagalli, Patricya Tobias e Alércia Martins).

  • Modernidade e Luxo:

Elas são  cheias de fofura, beleza, delicadeza, simpatia e alegria. E estão prontas para qualquer parada:

FullSizeRender (13)
Valentina faz uma de princesa moderna! FOTO: Larissa Cantagalli).

FullSizeRender (2)
Cecilia toda trabalhada nas flores. Foto: Alércia Martins).

 

IMG_4200
Agora quem topa para qualquer parada é a Juju: Está pronta para ir numa festa chique. (Foto: Luciana Honorato).

IMG_4196
E essa princesa maravilhosa? Também está pronta para a festa! Vamos?

Gente, não ficaram lindas? Amo muito essas princesinhas, conheço todas pessoalmente e elas são divertidas e educadíssimas. E estão sempre brincando e sorrindo.

Larissa Cantagalli –  é Mãe e empresária da marca infantil que leva o nome da filha Valentina. E já deu entrevista pro nosso blog. E a Patrícya Tobias – Empresária da marca infantil Patricynhas, é Mãe do Nicolas e da gêmeas fashionistas: Lara e Sofia.

Leia também outras entrevistas que publicamos:

Entrevista Inédita: Patricya Tobias (Blog das Gêmeas)

Elas tem os olhos claros, uma é loira e a outra nem chega a ser morena.
Elas são lindas, comunicativas, carismáticas, meigas, sapecas e estilosas. Não, não estamos falando de nenhuma uber-model internacional e sim das mini fashionistas gêmeas Lara e Sofia. São apenas 3 anos de idade, mas desde cedo conquistam a todos por onde passam. Nossa entrevistada de hoje é a mamãe Patrycia Tobias, que também é mãe do Nicolas. Ela se reinventa e se desdobra em 3 para dar conta da rotina apertada de criar e educar 3 filhos. 
 
 
O Nicolas tinha apenas 8 anos, quando se descobriu grávida de gêmeos, qual foi a sensação? Chegou a se desesperar, tipo: “Como vou dar conta de mais 2?
Quando resolvi engravidar novamente já sabia da probabilidade de vir mais de um. Minha família por parte de mãe é composta de vários gêmeos (risos). E minha médica já tinha me advertido, o que na época quase me fez desistir da ideia de ser mãe novamente. Mas meu sonho sempre foi ser mãe de menina, e tentei todos os métodos possíveis que me contavam em como engravidar de menina. Demorei 11 meses para engravidar. Ao pegar meu resultado positivo a secretaria do médico já me adiantou que o “beta” tinha dado alto demais e que pela experiência que tinha ou estava grávida de mais tempo ou era mais de 1 bebê. Fiquei na expectativa e quando se confirmou foi um grande um choque de felicidade e medo, será que ia dar conta? Acho que até hoje não vai muito na realidade. Mas acho que pra mim a maior felicidade foi quando descobri que Deus tinha me enviado duas meninas, foi minha grande realização. 
 

 

 

Dos 3 qual dá mais trabalho?
Nicolas é um menino doce, responsável, amigo e companheiro, nunca me deu trabalho algum, ao contrário, hoje me ajuda muito com as pequenas. Lara e Sofia são totalmente diferentes entre elas. Sofia é sapeca, comunicativa, tem personalidade forte, mas é carinhosa e ao mesmo tempo muito terrível. Lara já é mais tímida, de poucos amigos, intuitiva, caprichosa, delicada e carinhosa também, mas é muito destemida, por isso muitas vezes acaba dando mais trabalho.


Como surgiu do IG e a oportunidade de vestir e fotografar as duas?
Assim que elas nasceram comecei a fotografá-las. O primeiro ensaio foi com 6 dias de vida (Newborn) e aí nunca mais parei. Qualquer roupa ou careta nova que faziam era um clique e comecei a postar no Facebook e no Instagram pessoal.
Quando elas tinham uns 3 meses comecei a trabalhar com moda infantil, outra realização pessoal, e elas começaram ser minhas “modelos”. Ao invés de fotografar as peças e postar na loja, fotografava elas vestidas com as peças, o que me rendia muito mais vendas, assim o IG foi crescendo, hoje elas não apenas fazem propaganda pra mim mas também pra várias outras lojas que nos contratam ou enviam peças para divulgação. 

 

 

 
Hoje ainda gasta bastante roupa para as duas? Como são feitas a escolha das peças e serem usadas, elas ajudam escolher?
Sempre fui muito consumista, e já gastei horrores com elas, hoje nem tanto, mas saía comprando tudo que gostava pela frente, e quando por algum motivo não conseguia alguma peça, mandava produzir. Mas isso mudou quando que surgiu minha loja de roupas fashion infantis online, que tem o nome em homenagem a elas: “Patricynhas” (http://patricynhas.com.br/loja/).
Sempre achei Lara com cara de cor de rosa (mesmo não gostando do rosa) mas ela tinha cara pra mim de doçura, romantismo.  Sofia sempre teve cara de loucura, alegria e por incrível que pareça é assim.
Lara sempre escolhes as roupas de cores mais clara como rosa, lilás, branco e amarelo.  Sofia ama azul, preto, vermelho. Hoje recebemos todo tipo de estilo, de roupas de bonecas as mais fashions, aceitamos todos, porém não deixo nossa personalidade de lado, acho que em todos os looks dá pra perceber nossa carinha.

Como são feitas as fotos e como é a rotina de uma mãe de 3? Não acha que uma rotina de tantas fotos e grande exposição não atrapalha o desenvolvimento delas como crianças?
As fotos já fazem parte da vida dela, como falei desde recém nascidas já fotografavam, pra elas isso tudo é normal.
Também não fotografamos todos os dias, tento deixar fluir como uma coisa mais natural, vestimos uma roupa, vamos passear, levo os acessórios na bolsa, no meio do passeio coloco os acessórios, fotografamos em questão 5 minutos e já estão liberadas. Muitas vezes fotografar é uma diversão e elas sentem faltam.
A rotina delas é como de qualquer criança, nada de diferente. E fala que mãe hoje que não sai clicando tudo o que a criança faz? Sobre a exposição dela, elas não têm noção ainda disso, tento ter alguns cuidados como não marcar nossa localização, esconder o emblema da escola, não postar nada no horário exato que fotografam, etc. 
 

 



E o seu marido, o que ele acha da exposição da imagem de suas filhas?
Ele super curte e acha tudo um máximo, não tem muita paciência pra fotografar mas quando está junto sempre incentiva pra que elas façam as poses ou olhe pra lente.  Sente maior orgulho dos filhos, sem contar que a praticamente a dois anos não gasta mais com roupas e sapatos, para pais de gêmeos isso é um verdadeiro alívio.

As pessoas costumam lhe criticar? Como você lida com isso?
As pessoas tendem a falar do que desconhecem, como se minhas filhas vivessem com todas aquelas roupas e fossem incentivadas a consumir e não tivessem liberdade de brincar e serem crianças. Quando na verdade o que acontece é o contrário, além de brincarem e muito, elas também ficam descalças e se sujam, como toda criança as incentivo a ajudarem o próximo, doar as peças que não servem ou que não usam. Levo elas na escola, gosto de vê-las brincando unidas e sendo amigas uma da outra e de outras crianças. E sempre as ensino tratar a todos com respeito. 
No começo havia muitas críticas de pessoas que eu não conhecia, falavam coisas absurdas. Todas as pessoas que ficam expostas estão dispostas a todos os tipos de comentários, então esse tipo de maturidade vem com o tempo. 
Antes eu não gostava, mas hoje já não me atinge mais, sei que cada um tem seu ponto de vista e muitas pessoas só querem interferir na felicidade dos outros, aliás a felicidade alheia incomoda não é?
Concordo com você e acho que o que vale é ter uma família unida e feliz.
Exato! Isso é o que importa: a união e a saúde e claro a felicidade da minha família. E como somos felizes!

 

 

 

Lorenzo vem aí!

Minha prima Jaqueline está grávida de 9 semanas e nesta manhã soubemos que será um menino, e o nome já foi escolhido: Lorenzo. 
É um menino!

Sim, é isso mesmo a partir da 8ª semana qualquer gestante pode realizar o exame de sexagem não sendo necessário esperar até a 17ª semana para fazer a ultrassonografia com este objetivo. 

A grande descoberta foi do cientista chinês Y. Dennis Lo, de que no plasma materno existe DNA do feto, o biólogo molecular José Eduardo Levi, do Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês, realizou um estudo por seis anos para desenvolver um teste que identifica fragmentos do cromossomo Y no sangue materno.
Estamos falando da Sexagem Fetal, um teste que, embora esteja sendo realizado desde 2003 aqui no Brasil, e ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido pela maioria dos casais.

A Sexagem Fetal é um teste não invasivo, com excelente grau de acerto, a mulher não precisa de nenhuma preparação especial (não há necessidade de jejum) e todas as grávidas podem se submeter a ele.

Com uma pequena amostra do sangue da mãe pode se encontrar poucas quantidades de DNA do feto. A presença do cromossomo “Y” indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. No caso de gêmeos, se forem idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bi vitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

O teste pode ser feito nos maiores hospitais e laboratórios do Brasil e o resultado sai em aproximadamente 5 dias úteis. O preço é salgado, em torno de R$300,00 podendo chegar a R$750,00, mas parece valer o alívio da curiosidade dos pais. 

Parabéns Jaqueline e Fabrício!!
Estamos todos felizes com o resultado. que o pequeno Lorenzo venha com muita saúde. 

#Chegue logo Lorenzo! 

Entrevista Inédita: Carol Castelo Branco


Formada em Direito, Teatro e Rádio e TV e pós-graduada em Jornalismo especializado em política, economia e cultura. Ela já foi modelo, já apresentou no SBT o programa “A Grande Idéia”, foi âncora substituta dos Jornais da Manhã e do SBT Brasil e co-apresentou juntamente com Carlos Nascimento o programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”. Sim, ela é linda e multifacetada jornalista e apresentadora, atualmente apresenta o programa “De Repente Grávida” na Rede TV, tem 32 anos, e é a mãe da pequena Sophia de apenas  dois meses, ela é Carolina Castelo Branco.
Sweet Dreams, by Thalita Castanha

 “Sempre fui uma mulher muito ocupada, mas no centro da minha vida também se fizeram presentes as angústias e inseguranças de uma mulher que mudou para São Paulo sozinha aos 18 anos, casou aos 23 anos e se divorciou muitos cedo aos 28 anos. Me vi “De Repente Grávida” em abril deste ano”. 

Antes de voltar a REDE TV, você esteve no SBT e trabalhou em vários projetos. Qual deles gostou mais e por quê? 
CCB: No SBT tive a oportunidade de trabalhar em diferentes frentes com diretores fantásticos! Sem nenhuma dúvida o mais marcante foi “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” no qual eu tive oportunidade de investigar e mostrar a fundo parte da biografia de 12 brasileiros notáveis, eleitos pelo público. Foi um trabalho árduo, já que tive que viajar todo o Brasil por seis meses, época na qual eu também acumulava as funções de editora e apresentadora do semanal “A Grande Ideia”, mas foi extremamente compensador!

No SBT você conheceu vários artistas e profissionais magníficos como Silvio Santos, um ícone da TV, pessoa que sei que você é grande fã. Teve o nervosismo típico de fã e ídolo? 
CCB: O Silvio é o maior comunicador do mundo! Confesso que em nossa primeira gravação eu fiquei completamente abobada. Enquanto ele fazia as perguntas típicas do jogo das 3 pistas eu o encarava com olhar investigativo. Reparei a ausência do uso de ponto, o domínio do palco, inclusive da iluminação. Fiquei tão perplexa que quase não prestei atenção no jogo e acabei perdendo, rs. Mas compensei nas próximas e sou vice-recordista! 

Quando acabou o contrato com o SBT você já estava grávida? Como surgiu o projeto do programa “De Repente Grávida”? 

CCB: Eu estava grávida durante o contrato com o SBT. E no começo da minha gestação, após um período de muitas duvidas, passei a investir todo o meu tempo livre em cursos, livros e informações de todo otipo para a minha filha e assim construir a minha pequena família com alma e não aparência. Assim nasceu a ideia da “De repente Grávida” um programa com muita emoção e informação no qual sou redatora, produtora e apresentadora, no qual apresentei apenas para a RedeTV empresa pela qual eu tenho grande carinho. Tive o prazer de pela primeira vez montar uma equipe com as melhores pessoas que já trabalhei e a sorte de elas estarem disponíveis no mercado no momento. 
Como foi descobrir que ia ser mãe? 
CCB: No começo eu tentei arduamente completar o quebra-cabça que todo mundo idealiza, com todas as pecinhas, sabe? Quando eu mal havia internizado a idéia de ser mãe me vi sozinha na gravidez. Foi uma grande exaustão emocional, acompanhado do orgulho de mulher independente que não se deixa abalar. Me fortaleci e fiz da informação minha melhor amiga nesta gestação. 

Mas não ficou “tímida” em apresentar algo tão pessoal como seus sentimentos e um parto em rede nacional?

CCB: Provavelmente eu teria ficado tímida se eu não tivesse plena confiança na minha equipe. Não era o caso! Eu participei de cada detalhe da edição e acredito que soubemos conduzir e mostrar toda a divindade deste momento.

De repente grávida, seu relacionamento com seu então namorado Leonardo Diniz, pai de sua filha terminou.  Ele tem visitado a Sophia?  
Sim, ele tem visitado a Sophia 3 vezes por semana. E inclusive assumiu a paternidade.

E quanto ao Luciano, seu ex-marido e atual namorado. Vocês resolveram reatar e dar uma nova chance ao amor. Ele tem estado sempre presente? ­­­ 
CCB: O Luciano é uma pessoa maravilhosa. Fez diversos cursos, inclusive para me ajudar na amamentação. É extremamente presente e dedicado.
  
Carol no auge da gestação  by Vanessa Kohler
Muitas mulheres, de todas as idades inclusive adolescentes e até ainda crianças de 12 e 13 anos para fugir da responsabilidade de uma gravidez indesejada, optam ao aborto. Você é a favor? Qual a sua mensagem que você deixa para essas mulheres que estão pensando em abortar e talvez estejam lendo esta entrevista? Acha que vale a pena ter o bebê? 
CCB: Sou totalmente contra. E tenho uma posição muito clara e talvez até áspera em relação ao aborto por isso quero direcionar o recado para as mamães que decidiram pela vida! A gestação tem muitos altos e baixos emocionais, portanto CONVERSE! Fale com seu bebê, mesmo que ele ainda esteja na barriga. Diga a ele que você o ama e que as sensações ruins que a mamãe sente dizem respeito a ela e não ao bebê. Converse muito, várias vezes ao dia, falando claramente. O bebê desde a vida intrauterina já tem capacidade de entendimento, aprendizado, e armazena tudo o que a mamãe faz em forma de memória inconsciente. Se você sente coisas boas, essas sensações passam para o bebê. Da mesma forma sensações ruins também passam e ficam gravadas em seu inconsciente, trazendo uma série de consequências ruins após o seu nascimento. 

Li seu relato de parto, e me emocionei ao saber que ficou desesperada ao ser informada de que seus planos de ter um parto numa banheira tinham sido frustrados. Quais dicas você dá para as futuras mamães? No caso seria bom se preparar para um plano B? 

CCB: Na verdade foi uma cesariana de emergência então não houve um “processo” e sim uma intervenção rápida para salvar a vida da minha filha! Após 13 horas de trabalho de parto a Sophia entrou em sofrimento fetal agudo com batimentos cardíacos persistentes em 40 batimentos por minuto sendo o ideal acima de 110! O Dr. Domingos me explicou com muito carinho que eu teria que entrar em uma cesariana de emergência para que ela pudesse nascer. Confesso que me desesperei! Em nenhum momento da minha gestação me preparei para este “plano B”. Chorei muito!! É Claro que seu eu tivesse me programado para um “plano B” o “susto” teria sido menor, porém absolutamente nada me prepararia para o fato dela ter entrado em sofrimento. Infelizmente há fatos que fogem do nosso controle por isso temos que ter fé acima de qualquer coisa.


Está amamentando? Qual a importância do leite materno para o desenvolvimento de uma criança e até que idade é recomendada?
CCB: Sim eu amamento.  A OMS recomenda amamentação exclusiva por 6 meses. São muitos os benefícios do leite materno, como a proteção contra infecções, contra diarreias e doenças respiratórias. 
 
Como tem sido o relacionamento mãe e filha?
 CCB: Sempre fui workaholic e digo que a primeira vez que falei “não” para trabalho foram nestes 2 meses. Hoje sou MÃE e sou realizada demais. Meu coração transborda de amor por ela.

De fato não há amor maior do de mãe! O que você tem aprendido sobre essa forma de amar? 
CCB: Com certeza! O vínculo da gestação é divino, nem Freud explica!

Nem precisa dizer o quanto estou me sentindo honrado em publicar uma entrevista com uma mulher tão guerreira e especial. Sua beleza vai muito mais além da beleza física, está nos tratos com os que a abordam, no carinho com o público e com amigos e colegas de profissão. Para aqueles que desejam saber mais podem acessar o site www.derepentegravida.com.br e ficarem ligados no programa que tem estreia da segunda temporada prevista para o mês de abril. 
Carol, muito obrigado por tudo, inclusive por sempre me dar atenção e por hoje conceder esta entrevista com respostas cheias de carinho e gentileza. Com toda a certeza, 2015 será para você um ano cheio de alegrias, descobertas e surpresas no amor, na maternidade e na vida profissional.