Diva do dia: Evita Peron



800px-Eva_Perón_vestida_lujosamenteMaría Eva Duarte de Perón, conhecida como apenas Eva ou Evita, foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando seu marido, Juan Domingo Perón foi eleito presidente.

Além de extrema beleza e muito talento, ela era bem corajosa e podemos dizer que para muitos, foi a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina; foi, para os miseráveis, a única referência confiável e capaz de unir, com um simples gesto todas as vontades em uma só, todas as vozes em uma só, a voz do povo explorado pela classe rica e insensível às suas necessidades mais elementares.

Para esses, este milagre, só Evita conseguiu operar.

Eva_Peron_Saluda_A_Su_Pueblo

O mais impressionante na história da vida de Eva foi o caminho que ela percorreu na vida pública. Entre o anonimato ao mais absoluto resplendor pessoal e político da vida e em seguida a morte, tudo ocorreu em apenas 7 anos.03f30516b051d5ef5824f75a5011ef70

Além de estar sempre linda e elegante como primeira dama, tornou-se uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo e da história da Argentina.

Eva&Juan

Na breve existência (morreu aos 33 anos de idade) há muitos mistérios, mas também uma personalidade marcante. Tanto é que influenciou gerações.

No cinema: A cantora Madonna, viveu Evita no cinema e recebeu vários prêmios por ter vivido uma personagem da história tão memorável.

Madonna_Evita2

Madonna viveu Evita em Musical aclamado pela crítica especializado, levando vários prêmios

Curiosidades sobre o filme:

  • Madonna obteve o papel principal depois de escrever uma carta ao diretor Alan Parker onde o convencia de que ela era perfeita para o papel de Evita.
  • Madonna troca de roupa 85 vezes no decorrer do filme, mais do que Elizabeth Taylor em Cleópatra. Madonna usou 39 chapéus, 45 pares de sapatos e 56 pares de brincos.
  • Cher, Meryl Streep e Maria Conchita Alonso foram consideradas para o papel de Eva.
  • Michelle Pfeiffer também foi considerada para o papel de Eva Perón quando o filme estava para ser dirigido por Oliver Stone. Ela inclusive treinou durante alguns meses a voz para o papel.
  • O filme causou uma enorme polêmica na Argentina, pois muitos consideravam uma ofensa à memória de Eva Perón

Prêmios e Indicações: 

Oscar 1997 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor canção originalYou Must Love Me
  • Indicado nas categorias de melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição/montagem e melhor som.

BAFTA 1997 (Reino Unido)

  • Indicado ao prêmio Anthony Asquith Award para música original de filme.
  • Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor figurino, melhor edição/montagem, melhor maquiagem, melhor roteiro adaptado, melhor som e melhor produção de arte.

Globo de Ouro 1997 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor filme – comédia / musical, melhor canção original – cinema (You Must Love Me) e melhor atuação de atriz em cinema – comédia / musical (Madonna).
  • Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor atuação de ator em cinema – comédia / musical (Antonio Banderas).

MTV Movie Awards 1997 (EUA)

  • Indicado nas categorias de melhor atuação feminina (Madonna) e melhor canção de filme (Don’t Cry For Me Argentina).

Na moda: 

Evita era vaidosa, e sempre estava impecável, dos vestidos de gala, das jóias, dos penteados, os chapéis, nos momentos que acompanhava o marido em reuniões políticas, e quando visitava crianças na fundação que levava seu nome. Não importa a ocasião, ela sempre estava divinamente bem vestida e penteada.

935383ce83f174d8f0030128bc69b4c8

2118 Mme Eva Peron en visite a Paris a l occasion de la signature du traite commercial Franco argentin en 1947 Credit : Rue des Archives/AGIP 18, rue Le Bua 75020 Paris France

508367

img-511689-evita-peron20130517101368796309

MTE5NDg0MDU1MDk4MTk3NTE5

Das roupas e acessórios preservados, muitos estão expostos no Museu Evita em Buenos Aires e/ ou em exposições itinerantes pelo mundo.

images (1)

 

Muestra-H.L-Eva-Peron

E ainda falando em Evita e a moda, haja inspiração para estilistas. como por exemplo do estilista argentino Jorge Ibanez que montou um desfile cheio de classe em Buenos Aires.

1221387h360

evita-peron-moda-jorge-ibanez-2010-02g

evita-peron-moda-jorge-ibanez-2010-03g

 

evita-peron-moda-jorge-ibanez-2010-06g

Não é o máximo? Viva Evita!

Leia mais:

Leia também sobre as nossas outras Divas: Grace Kelly, Betty Lago, Carmem Miranda e Frida Khalo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *