A vida amorosa das pessoas com deficiência

Falar sobre questões que envolvem pessoas com deficiência sempre foi um desafio, já que sempre vive esbarrando nas mais diversas áreas, sendo elas científicas, educacionais, éticas e até culturais.

E quando o assunto é amor e relacionamentos infelizmente entramos também no campo da estética e das vaidades humanas. Tanto é que em 2012, a BBC transmitiu um programa que falava do relacionamento das pessoas com deficiência. E foi o constatado que o preconceito existe, já que em determinada pesquisa, ficou constatado pelo jornal britânico The Observer, que 70% dos entrevistados disseram que não fariam sexo com uma pessoa com deficiente.

Imagem: Reprodução da Internet

Mas as coisas estão mudando. E de acordo com o site “Sem Barreiras”, a internet tem contribuído para que um grande número de pessoas com deficiências encontrem seus amores e parceiros nos sites de namoro e relacionamentos. Isto porque os primeiros contatos virtuais por e-mails e outras formas de bate-papo via computador eliminam o impacto inicial, o estigma, os preconceitos herdados culturalmente de quem vê uma pessoa com deficiência pela primeira vez.

Imagem: Reprodução da Internet

De modo algum devemos estranhar o namorar de alguém deficiência, desde que esse alguém não seja também “deficiente”. Pois na minha família mesmo tem pessoas com deficiência visual que são casadas com outras pessoas com deficiência visual, e eu conheço pessoas surdas que são casadas com outros surdos. O que não quer dizer que não existam casais em que um possuem alguma deficiência e o outro não. Ou seja não quer dizer uma pessoa com deficiência física, auditiva, visual ou outra vai se interessar apenas por pessoas com a mesma deficiência, como se todos os outros aspectos, como gostos, afinidades, idade fossem nulos ou banais, bastava os dois ter alguma deficiência. 

Deficiência não define caráter e da mesma forma que dinheiro define felicidade. O mais importante é focar na pessoa e não na sua deficiência. Até por que muitas delas são super estudiosos, comunicativos, gostam de festas, cinema, bar e shopping. Ou seja, agem como pessoas comuns sem deficiência. Devemos pensar que o amor e dificuldades nos relacionamentos existem na “saúde e na doença”.

E parafraseando Mila Correa do site Lugar de Mulher, eu também tenho a felicidade de conviver com pessoas com deficiência de todos os jeitos e posso ver que elas são perfeitamente capazes de ter qualquer tipo de relacionamento, quando se tem uma chance. Mas, enquanto muitas pessoas ainda nos enxergarem como seres de outro mundo, ficaremos a mercê desses julgamentos sobre nosso lugar e sobre o que nos é permitido.

Não há como diminuir atitudes preconceituosas como essas enquanto cada um não admitir os seus próprios preconceitos para com as pessoas com deficiência e coibi-los. Enquanto as pessoas ainda apresentarem dificuldade para ver além da nossa deficiência, sem também ignora-la, teremos comportamentos absurdos sentidos na pele, já que a opressão estão ao nosso lado, e o preconceito está no nosso dia-dia.

Das Séries que Amamos: “Anne com E”

No fim do século 19 viveu uma menina linda, doce, inteligente, leve, faladeira e otimista chamada Anne.

Anne começa a série na expectativa ser amada e feliz. – Imagem: Netflix/Divulgação

Anne é personagem da nova série da Netflix: “Anne with an E” da obra “Anne of Green Gables”, no qual contamos nossa impressão agora, e já avisamos para que não esqueça, que ao ler Anne, você deve pronunciar ” E”, no final. Recado dado, vamos nos apaixonar?

Tudo começa quando a orfã Anne Shirley, chega a Ilha de Príncipe Eduardo, no Canadá, onde viverá com sua nova família adotiva.

Mas não pense que é uma família comum de marido e mulher. Na verdade trata-se de um casal de irmãos Matthew e Marilla, que estão já idosos e que nunca tiveram filhos. E com a idade, resolvem adotar um menino para ajuda-los nas tarefas da propriedade rural onde vivem.

Imaginem a surpresa e a decepção ao descobrirem que na verdade não veio um menino e sim a doce e sorridente menina Anne (com E), que mal pode acreditar que terá uma família, um lar eque  se belisca o tempo todo para ter certeza que é a realidade. Mas na estação, Matthew encontra a menina e não tem coragem de desfazer o mal-entendido.

A família unida – Imagem: Netflix/Divulgação

Chegando na casa, Marilla é resistente à presença de Anne. Mas, com o passar dos dias, ela se encanta com a menina, que faz de tudo para ser aceita como membro da família.

A inteligência e a grande imaginação de Anne são os pontos altos da série, e vão além da relação de afeto entre ela e os novos “pais”. Ainda assim nem tudo são flores, até porque Anne detesta seu cabelo ruivo, suas sardas e sofre bullying de todos, inclusive na escola, e pelo próprio padre da cidade por ser órfã, pobre ou os cabelos vermelhos demais.

Aos poucos, a menina ganha a confiança do povo da cidade, e consegue evitar que um incêndio tome proporções assustadoras, salva uma criança doente e ajuda a impedir a falência da propriedade da família. Mostrando que o otimismo sempre é necessário para lidar com as dificuldades da vida. Anne é Show, e é um exemplo de como devemos levar a vida: Com alegria, esperanças e muito amor e imaginação: Viva Anne!

Anne, 2017 – Canadá

Elenco: Amybeth McNulty, Geraldine James, R.H. Tomson, Dalila Bela, Corrine Koslo, Aymeric Jett Montaz, Helen Johns, Lucas Jade Zumann, Christian Martyn & Kyla Matthews

Direção: Niki Caro, David Evans, Paul Fox, Sandra Goldbacher, Patricia Rozema, Helen Shaver & Amanda Tapping

Roteiro: Moira Walley-Beckett

Fotografia: Bobby Shore

Agradecimentos: Ao meu amigo Wemerson Cláudio que me indicou a série, obrigado!

Veja também: 

Das séries que amamos (?) – 13 Reasons Why

 

Entrevista Inédita: Julyana Mendes — A mãe de Sete.

A matemática faz parte das nossas vidas. E gostando ou não os números. E juntamente com eles vem as contas de somar, multiplicar, subtrair e dividir. Quase ninguém é fã, é verdade, mas hoje vamos falar de uma soma e números bem legais, pois é de uma família muito especial.

Um dos números, é o 40. Que é a idade da super mamãe Julyana. Ela já está mais que acostumada com números, e nem estamos falando de contas e despesas!

21 é a idade do Pedrão seu primogênito, fruto do seu primeiro casamento.

img_1680

É, aí vai mais um número: 3 casamentos.

No segundo, vieram o Luís Felipe e depois o João Eduardo hoje com 13 e 10 anos. Depois foi o “Hoje é dia de Maria, com 3 lindas Marias: Maria Carolina, Maria Eduarda e a Maria Fernanda, que chegaram todas de uma só vez, gestação trigemelar. E mais um número na vida dessa família: 7 anos cada uma.

Dai veio o terceiro casamento com o Kleber, e acrescentou mais uma Maria, dessa vez a Maria Beatriz, com quase 1 aninho.

img_1681
À espera de Bia!

Na matemática, 3+4 é 7. E ele vem depois do 6 e antes do 8.

No Futebol, 7 é o número da camisa que os craques Zagalo, Robinho, Hulk, Lucas e Bebeto em pelo menos uma vez na história do futebol brasileiro.

Na música, a cantora Rita Lee já fez as contas: 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 anjos, 7 sombras, 7 pecados capitais… 7 e 7 são 14, com mais 7, 21.

img_1696
Pra não esquecermos de ninguém. E não esqueçam os números!

7 está presente nas nossas vidas e é o número perfeito da mamãe Julyana. E hoje ela conta para o bloguinho a incrível rotina de ter 7 filhos.

Profissão: ser mãe? Será que existe o que “nasci para isso”? Já se imaginou ser mulher sem filhos?

Minha profissão hoje é essa. Mais que isso: uma missão que eu nunca planejei. Mas aconteceu.
Sonhei ser executiva, viajar, e ser influente. Sonhei ser meu pai. Hoje sou minha mãe. Eram duas referências para mim e nunca imaginei seguir a segunda. Mas foi uma escolha que hoje tenho certeza, acertada. Até porque é mais completa, já que inclui nisso ser palestrante e compartilhar minha experiência com outras mães.

img_1683

1, 2, 3, 6, 7 – Qual a maior dificuldade em ter 7 filhos? Já chegou a desesperar com tipo: “Aí meu Deus, não estou dando conta”?

São duas as maiores dificuldades: a financeira, óbvio. Que é tudo muito planejado, apertado e escolhido. E a de atender a demanda de 7 pessoas diferentes e que te exigem o tempo todo. Trabalho impossível e que hoje sei ser desnecessário. Não precisamos atender 100% da demanda deles, nem se pudéssemos.

img_1687

Do lado financeiro, quais dicas que você dá para outras famílias grandes para não estourar o orçamento?

Quanto ao financeiro, como já mencionei, fala-se de planejamento. De cuidado com excessos. De valorizar tudo.
Presentes só em dias especiais e não são os mais caros. O casal tem que estar alinhado e conversando o tempo todo entre eles e lógico que a medida que forem crescendo as crianças tambem devem ser envolvidas.

Qual a rotina da mãe de 7 com filhos de personalidades diferentes?
Tem um que exige mais atenção, ou dá mais e menos trabalho em casa ou escola?

Planejada, já que assim fica mais fácil.
Minha rotina é organizada de acordo com as atividades deles. Assim consigo organizar a minha.

Todos exigem atenção. Um na carência, outro nos estudos, outro mais tímido. Depende  muito do dia até do turno (kkkk). Assim fico me alternando.

img_1692

Nas redes sociais, vemos a rotina de férias das crianças. Se não tem viagem, eles ficam entediados?

A não ser final do ano que viajamos juntos para um lugar que a família tem casa. Dai não pagamos hospedagem (kkkkkk). Nas outras férias a aqui em casa é em casa. E fazemos programas juntos, e por eles serem muitos caseiros, se entediam com menos facilidade.

img_1691
Os 7, se preparando pra entrar na piscina!
img_1693
Muita diversão!
img_1684
E dentro de casa!
img_1688
Hora só das meninas: Clube das Luluzinhas!

As pessoas costumam lhe criticar pela quantidade de filhos, talvez ser considerarem ser demais para uma única mãe? Qual a maior dificuldade para criar filhos responsáveis e generosos neste mundo cheio de mal exemplo?

Não recebo críticas não. Espanto, surpresa sim. Mas crítica não.
Se você está em casa, passa valores, observa o dia a dia, o mundo é real, tem exemplos ruim, mas eles irão saber lidar com isso e fazer escolhas melhores. Valores, isso é essencial!

Os meninos estão cada dia maiores, e aos poucos vão tornando “independentes”. O Pedro por exemplo, já está na faculdade e vai criando “asas”… E no futuro as meninas. Como se sente, em saber que um dia vão sair de casa e ter sua própria família?

Não penso muito sobre isso. Mas a ideia é prepará-los para irem mesmo. Para viver e serem felizes. Vou sentir, óbvio, mas tem muito tempo ainda para me acostumar. Bia mesmo, só tem 1 aninho, vamos aproveitar muito.

E como é ser mãe e ainda assim ter tempo para você como mulher e esposa?

Ser mãe, é prioridade para mim, entende? Mas eu organizo a rotina para não me descuidar e mais que isso conto com ajuda, muita ajuda, de mãe, de sogra e de tia, para poder estar sempre cuidando de mim e saindo com o marido.

img_1685
Momento a 2!

Como surgiu a ideia das redes sociais, e qual foi o segredo para atrair tantos seguidores e curiosos? E o seu marido, o que ele acha da exposição da imagem de seus filhos?

As redes sociais é um projeto grande, que surgiu quase sem querer. Quando vi foi crescendo. Sou atípica e isso chama atenção, normal. A exposição não me incomoda, nem ao meu marido, pois existem limites para ela e tenho cuidado com isso.

img_1690
Família reunida!

Quando não é mãe, mulher e esposa, o que você faz?

Meu trabalho hoje é o projeto “Mãe de Sete” que hoje é mais que o Instagram. São as palestras que participo com o objetivo de ampliar informações, de compartilhar experiências e de aprender com mães de todo o país.

E voltando ao o que é ser mãe de sete…

Ser mãe é estar presente, olhar no olho. Enquanto uma criança brinca ela te olha no olho, 30 vezes no período de 1 hora. Ela quer aprovacão, que você a veja. Se nesse período, vc esta no celular por exemplo, perde muito.

img_1686
O número perfeito da Ju: 7!

E de todas as coisas que já amou, existe o amor maior de mãe para filho?

Então, amor de mãe é estar presente quando estiver. Não é o dia todo, é qualidade de tempo, não quantidade. Amor de mãe não há igual e não me vejo sem meus filhos.


 Ju, 

Que Deus abençoe bastante, para que possa continuar mostrando amor, zelo e abnegação a sua família. Que todos vocês tenham muitá saúde, e sejam muito felizes! 

Obrigado pelo tempo dispensado em responder os vários e-mails e mensagens!


Entrevista Concedida por e-mail pela mamãe Julyana em Novembro/2016 ao Blog dos Pernés. — Todas as Fotos foram autorizadas a reprodução e foram retiradas do Instagram @maedesete.

Dicas para os momentos de lazer com os seus filhos!

Fim de semana está quase aí, e você mãe ou pai aguarda este sabadão para sair da rotina, descansar depois de uma longa semana de trabalho, experimentar coisas novas, estar mais próximos dos seus familiares, e claro: dar amor, atenção e brincar com os seus filhos.

Mas que tal aproveitar o fim de semana, as próximas folgas e até mesmo as férias para desestressar, e também fazer algo diferente e muito divertido com suas crianças, se gastar muito ou quem sabe não gastar nada?

#BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Foto: Mercur S/A. Criança adora ser criança, brincar com atividades simples e estar com os familiares. Aproveite!


Acreditamos que seja possível e a Mercur, uma empresa que atua na área de Educação, Saúde e Revestimentos, convidou a pedagoga Márcia Murillo para dar dicas de atividades que podem ser realizadas durante esses períodos com as crianças. “É preciso incentivar as crianças a vivenciarem experiências diversificadas, que se exercitem, saiam da frente da televisão, smartphones, tablets e computadores. Férias ou um dia de folga por exemplo, é hora de relaxar, ler, brincar e se divertir muito”, declara a pedagoga da Mercur.

Confira as atividades propostas:

– CARTAZ DAS ATIVIDADES: Quando chega a hora de fugir da rotina, dá vontade de fazer muitas atividades, porém sabemos que o tempo não nos permite realizar tudo que temos em mente, por isso é fundamental organização. Junto com as crianças, pegue um cartaz, faça um calendário do período ou mês, planeje e escreva tudo o que pensam em fazer a cada dia neste período. Utilize materiais coloridos para escrever como lápis de cor, giz de cera e canetas hidrocor. Deixe a criançada livre para ilustrar cada dia com muita criatividade.

Calendário de Atividades #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Calendário de atividades com os filhos!

– PRESENTE: É importante oferecer espaços que convidem a criança a se experimentar já que o brincar é um espaço de descobertas e pesquisa sobre diferentes materiais, brinquedos e brincadeiras. Que tal criar vales presente para as crianças? Cada vale refere-se a uma ação diferente com a família, por exemplo, uma ida a praça, uma massagem, um cinema em casa, uma brincadeira no pátio e um cafuné. A criança escolhe quando utilizará seus vales, conforme o seu tempo.

Vale Bônus para as Crianças #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A. Vejam que legal esse Vale presente!

Comentário do Blog dos Perné’s: isso também pode ser usado, como “Bônus de bom comportamento”, em qualquer dia da semana, mês ou do ano. Se seus filhos se comportaram, ajudaram em casa, obedeceram as regras da casa ou respeitaram os mais velhos, podem ganhar um “vale” desses, o que acham?

– ACAMPAMENTO NA SALA: Quem não curte montar uma barraca bem improvisada na sala de casa? Afaste os móveis do ambiente, pegue cobertas e lençóis e monte barracas. Divirta-se curtindo um filme, jogando ou até mesmo batendo um bom papo com as crianças na barraquinha da família.

– BINGO DA FAMÍLIA: Utilize diversos materiais como tintas, lápis de cor e giz de cera. A ideia é criar um bingo em família. As perguntas do bingo podem estar relacionadas a aprendizados que os pais queiram repassar para os seus filhos. Não tem certo ou errado, o importante é estar e aprender juntos com os questionamentos.

– DANÇA COMIGO?: O que acha de mostrar a seus filhos as danças de quando era mais jovem? Mostre vídeos, tire-o para dançar. Solte a música e afaste os móveis da sala. Com certeza será um momento de muita diversão.

Bingo em casa, com filhos! #BlogdosPernés
Foto: Mercur S/A.

– INVENTE A HISTÓRIA: As histórias estão presentes na nossa vida desde a fase infantil até a adulta. O ato de criar história desperta muitas coisas boas. Recorte figuras de pessoas (homens, mulheres, crianças, bebês) e paisagens. Coloque todas as imagens em um envelope e passe a missão para cada um tirar do envelope uma figura. Todos devem escrever uma história de acordo com a figura que tirou.

Sobre a Mercur:
 A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Nessa caminhada, a empresa tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência.

A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

E olha que legal, a a Mercur está na internet: www.mercur.com.br
. E presente nas redes sociais como o Facebook: Mercur Oficial, o Twitter: @mercuroficial
, o Youtube: Mercur S/A
 e até no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts
.

Agradecemos a Sing por permitir a publicação e adaptação dessas maravilhosas dicas.

#Mercur #BompratodoMundo #BlogdosPernés #BloggersSurdos

Baby Fashion GO – Mini Babys Fashionistas 2

Bom dia,

Estamos acordando cedo para contar para vocês, mais dois lindos bebês que estarão no clima de moda e brincadeira no dia 04 de junho na Casa da Praça Bueno, aqui em Goiânia. Um evento de moda e diversão, é o O BFG – Baby Fashion GO.

E hoje temos dois rapazes super fofos. O que será que eles gostam de brincar? Vamos ver abaixo?

  • Keran:

ec6b8c4b1159961eee8e98afee4c05bd

Há 1 ano , o Keran ilumina a vida de suas famílias. Desde pequeno ama frutas e verduras, sendo que no momento ama comer papinha com muita abóbora. Creio que vai ser aqueles modelos lindos que comem de tudo, concordam?  Ele gosta de brincar na gangorra com seus amiguinhos, e ama tocar no pianinho. Nas horas “vagas”, está assistindo a Galinha Pintadinha e o Show da Luna.

Instagram: @kerangoulart

  • Henrique:ab01a4f45780e9baa5462d0a13c92162

O pequeno príncipe Henrique, com apenas 1 ano e meio, ama se lambuzar com “mãão” (macarrão). Ihh, outro que vai ser modelo e “bom de garfo”. Será?

Ele se diverte assistindo o Show da Luna e adora dançar ao som de Hi5! (Aliás, ele adora uma festa). Hoje em dia ele está que nem um “papagaio”, pois repete tudo o que escuta. “Papati” = Tomate; “ião” = Avião; “tatál” = Fio dental. Logo logo, teremos que vigiar o que falamos na frente dele, pois criança já viu né?! Repete TUDO o que o adulto fala.

Todos as noites antes de dormir, ele pede a naninha (um lindo elefantinho) e dorme agarradinho.

Já falamos num post anterior, sobre o Khalil e a Ana Clara. Outros amores!