Série: Saúde Auditiva – Infecções de Ouvidos

A perda de audição repentina pode estar relacionada com o desenvolvimento de uma infecção no ouvido devido a um efeito da febre ou por ação direta do microrganismo infectante.

Interior do Ouvido. Imagem: Reprodução

Estas causas provocam inflamação das estruturas do ouvido e, é por isso, que a audição é afetada, pelo menos até que a inflamação desapareça. Dessa forma, é raro que a surdez seja definitiva, voltando a melhorar após alguns dias de tratamento com anti-inflamatórios. 

No entanto, a surdez súbita também pode ter outras causas como:

  • Doenças virais, como caxumba, sarampo ou catapora;
  • Pancadas na cabeça, mesmo que não afetem diretamente o ouvido;
  • Uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos;
  • Doença auto-imune, como HIV ou lúpus;
  • Problemas do ouvido interno, como doença de Ménière.

Além disso, este tipo de surdez também pode aparecer devido a traumas diretos no ouvido, como ouvir música muito alto, usar cotonetes de forma incorreta ou colocar objetos no canal auditivo, por exemplo. Este tipo de atividades podem provocar lesões nas estruturas do ouvido, como rompimento do tímpano, podendo até causar surdez permanente.

Leia também:

Série: Saúde Auditiva – Uso Excessivo de Medicamentos

Série: Saúde Auditiva – Uso Excessivo de Medicamentos

A poluição sonora e o envelhecimento não são os únicos fatores que contribuem para a perda auditiva. De tantos vilões que colocam em risco a nossa saúde auditiva, existe um bastante perigoso: o uso de medicamentos.

Os antibióticos da classe dos aminoglicosídeos (gentamicina, vancomicina, amicacina, estreptomicina) e alguns remédios usados na quimioterapia estão entre os mais associados à perda auditiva. Nesse caso, o medicamento é tóxico às células do sistema auditivo e vestibular, provocando um dano irreversível aos dois ouvidos em uma pequena parte dos pacientes dos que utilizam o medicamento.

Até a aspirina, paracetamol e medicamentos anti-inflamatórios não esteróides , que são eficazes na redução da inflamação que causa dores, medicamentos do tratamento da malária e alguns diuréticos como a furosemida podem provocar uma perda auditiva temporária, que pode se resolve à medida que o medicamento deixa de ser consumido. Os use com moderação.

E além disso, pessoas com problemas auditivos devem ficar atentas ao potencial efeito ototóxico dos medicamentos, visto que, seus problemas podem piorar com uso dos mesmos. Nestes casos, é sempre importante conversar com o médico sobre os prós e contras do medicamento indicado, quais efeitos colaterais que o mesmo pode ocasionar e como isso pode afetar sua qualidade de vida.

No próximo artigo falaremos sobre as infecções de ouvido. Aguardem até a próxima quarta-feira!