Cuidado com o Colesterol alto! 5



Bom dia,

Já contei aqui cerca de um mês atrás que uma das minhas metas deste ano é melhorar minha saúde. Sim, ela não está boa e fiz uns exames e tenho sérios riscos e ter um AVC se não tomar mais cuidado com minha alimentação. Por isso estreio hoje a sessão: Amor a Vida. Mas não, não vou falar de novelas, o que pretendo falar é sobre um pouco da minha luta contra o colesterol, entre outras coisas relacionadas a saúde, inclusive dicas que encontrar. 

E para começar pedi para a Leticia Ciffarello Guilger (CRN 1 6811), uma pessoa muito competente e profissional  que passei a admirar bastante e que tenho o prazer de dizer que é a minha nutricionista, falar um pouco sobre os dois principais vilões da minha saúde neste momento. E eu gostei bastante, pois as informações estão claras e fáceis de entender. Vamos em frente?

O que é o colesterol? 

O colesterol é uma gordura essencialmente de origem animal, ou seja, não é encontrado colesterol em alimentos e óleos de origem vegetal. Essa “gordurinha” tão temida é essencial para funcionamento do nosso organismo, visto que, ele é fundamental para o metabolismo de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e também essencial para produção de hormônios esteroidais (como os hormônios sexuais: estrógeno, progesterona, testosterona). O problema está quando existe um desequilíbrio nesse sistema. 

Como assim, existe então mais de um tipo de colesterol? 

Sim, e hoje vamos falar de dois deles: Estudos mostram que o bom colesterol (HDL) retira a “gordura” das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o colesterol “ruim”  (LDL) faz o inverso: ajuda a “gordura” a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura/ ateroma, e assim aumentando a o risco de um evento cardíaco. 
E o triglicérides? 

Já os triglicérides são um tipo de gordura que estão associada ao consumo de carboidrato e também alimentos gordurosos, quando alto, está associado a eventos cardíacos como infarto e AVC.

O que pode ser feito, por aqueles que estão com o colesterol ruim e triglicérides lá nas alturas?

Para melhorar seu perfil lipídico e se manter longe dos riscos associados à dislipidemia:

           1- Mantenha-se ativo, pratique atividades físicas com regularidade;                              2- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada evitando excesso de carboidratos refinados como pães brancos, roscas, bolachas açucaradas, doces e açúcar; e evite frituras e excesso de gorduras de origem animal como carnes gordas e pele do frango. Aumente consumo de óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva extravirgem. 


Alimentos que ajudam  a reduzir o Colesterol (imagem retirada da Intenet).

     Pessoal, 
     Se você mora em Goiânia e região e deseja uma consulta, ela atende no Espaço Lis Saúde que fica na Rua 32 A no Setor Aeroporto, o telefone é (62) 3093-5026.

       Letícia, 
      Agradeço a atenção dispensada, as minhas dúvidas foram esclarecidas, espero que possa ajudar outras pessoas também. Espero também que possa me ajudar com outras postagens, quem sabe na sessão “entrevista”. Topa?




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Cuidado com o Colesterol alto!