Guia: Como abotoar paletós de 1, 2 e 3 botões? 1



Oi, pessoal!

Compartilho com vocês uma matéria do colunista de moda masculina, Lula Rodrigues. Disponibilizo parte da matéria disponível no site IG, com algumas pequenas modificações no texto e inserindo minha opinião. Espero que gostem!
1 – Como abotoar paletós de 1, 2 e 3 botões? É só seguir o jogo de dominó, à direita da ilustração abaixo. O ponto branco significa o BOTÃO ABOTOADO. Já o ponto em cinza claro, representa o BOTÃO DESABOTOADO.
Assim, vamos ilustrar, com a coleção da marca Aramis, verão 2012. Mas, como o terno de 1 botão não é comum para o executivo brasileiro, uso a capa da revista Esquire de novembro, com o Justim Timberlake usando um blazer de 1 botão, corretamente abotoado.
2 – No paletó de 1 botão, este pode estar abotoado ou desabotodado quando se estiver sentado.
 Revista Esquire, americana, de novembro 2011
3 – No paletó de 2 botões, o de cima deve ser abotoado. O DE BAIXO, NUNCA :: veja o exemplo do terno de 2 botões Aramis verão 2012, abaixo.
Aramis verão 2012
4 – No paletó de 3 botões, o do meio, deve estar sempre abotoado. Já o DE BAIXO, NUNCA.
Aramis verão 2012
5  – Seguindo o jogo de dominó, quando você estiver usando um terno completo, ou seja, que tenha colete, o último botão do colete, NUNCA DEVE SER ABOTOADO por um home elegante e que sabe das coisas.
Aramis verão  2012
6 – Como abotoar um BLAZER DE 2 BOTÕES, o estilo da vez? Simples: siga a mesma norma do terno, como no exemplo abaixo, o blazer da marca Richards.
Blazer da Richard´s
7 – MAIS DICAS: seguindo a ilustração la em cima, que repito abaixo para facilitar o entendimento e leitura, do lado direito, em bom português podemos dizer que: 
A – Se você é baixo, pode aumentar a sua silhueta escolhendo um terno de 1 botâo, o que é meio difícil no mercado brasileiro, portanto, adote o de 2 botões, que abotoado corretamente, vai alongar o seu torso.
B – Os magros podem apostar no abotoamento duplo, o nosso jaquetão, o estilo esta voltando à moda, mas eu não recomendo para os marinheiros de primeira viagem, por ser dificil de manter abotoado com elegância.
C – Para quem está acima do peso, o terno de 2 botões, como o de 1 botão, ajuda a alongar e disfarçar o excesso, pelo V profundo que a lapela proporciona. Mas, o melhor mesmo, para quem estar acima do peso, é a dieta e não o terno ou abotoamentos.
D – Para os altos e fortes, o terno de 3 botões ajuda a disfarçar a silhueta porque a divide em dois, chamando atenção para o único botão, devidamente abotoado, o do meio.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Guia: Como abotoar paletós de 1, 2 e 3 botões?