A moda da Dakota e as Pcd’s

Em tempos atuais, práticas ESG são de extrema necessidade e importância, tanto para auxiliar a sociedade no combate de adversidades sociais, quanto para o desenvolvimento das empresas no mercado. Ao contrário do que se pensa, o auxílio para a preservação do meio ambiente é apenas uma das maneiras de aplicar o ESG dentro das corporações. 

Ações voltadas para governança e para inclusão social, por exemplo, são igualmente importantes. Segundo um informativo das Nações Unidas, atualmente, até 70% das pessoas com deficiência estão desempregadas em países industrializados e até 90% nos países em desenvolvimento. No Brasil, o IBGE contabiliza que cerca de 17 milhões de cidadãos são pessoas com deficiência, mas o país emprega menos de 1% dessa população.

Por este motivo, o Universo Dakota tem idealizado e realizado várias campanhas e ações internas com viés inclusivo e de diversidade para diminuir a distância que há entre a moda e pessoas com deficiência. As estratégias incluem o combate ao capacitismo e promoção do desenvolvimento de carreira de pessoas com deficiência e atendimento adequado ao cliente PcD.

No trabalho em conjunto, realizado pela marca e pela Agência Bistrô, destaca-se uma pesquisa nacional produzida por meio da plataforma MindMiners e reunida no e-book: “A cliente com deficiência existe”. O levantamento, que ouviu mulheres PcD maiores de 18 anos, de todas as classes sociais, traz um mapa com um perfil consistente deste público, e principalmente, sobre como se sentem em relação à moda e a atenção às pessoas com deficiência enquanto consumidoras. Mas as ações não param por aí.

Reconhecimento no mercado fortalece a marca no mundo da moda

As iniciativas, que vêm sendo realizadas há pelo menos 10 anos, têm se tornado o carro chefe da empresa, ganhando reconhecimento, colecionando diversas premiações. A campanha “Ser Linda É Poder”, idealizada pela Agência Bistrô e realizada pela Dakota, foi pensada para comemorar o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência com a criação de uma linha de calçados inclusivos. A campanha foi vencedora na categoria calçados e uma das  três finalistas entre as dezenas de candidatos dos mais diferentes segmentos de mercado no Top de Marketing da ADVB-RS em 2022. A ação também foi premiada com medalha de Ouro no Salão ARP 2022 na categoria ESG, que contempla cases que alcançaram inegável sucesso por sua correta concepção estratégica, sua qualidade de implementação e pela expressividade dos resultados atingidos. 

Para coroar todo trabalho que vem sendo realizado há mais de uma década, a Dakota recebeu o selo Empresa Completa, Empresa que Inclui, no final de 2022. A certificação foi concedida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O selo foi entregue a 14 instituições instaladas no território cearense que se destacaram na inserção de pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. 

“Para nós, o reconhecimento e os troféus acumulados são um bônus e não um objetivo. As razões pelas quais nos dedicamos a estas campanhas são genuínas, para que todos os nossos clientes e colaboradores se sintam envolvidos por nossos valores e metas”, explica Marcelo Henrique Lehnen, Diretor-Presidente da Dakota.

As estratégias têm permitido que a Dakota se consolide e se torne referência devido a grande visibilidade que dá para a causa, atraindo, cada vez mais, o olhar dos consumidores. Além disso, a empresa tornou-se um exemplo claro de como as marcas podem agir em prol do bem da sociedade. 

Segundo estudo do “The Future of Payments 2025”, da Worldpay from FIS, 73% dos entrevistados destacaram iniciativas ambientais e de inclusão como aspectos diferenciais na decisão de compra.

A companhia, que administra um sistema próprio de varejo, com a Flagship em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, também reinventou seu outlet para uma experiência de compra focada na sustentabilidade utilizando a tecnologia e a interatividade como ferramentas. Esta experiência também foi implementada no ambiente digital, já que suas lojas virtuais são intuitivas e acompanham as principais tendências do mercado. Todos estes fatores contribuem para melhorar a acessibilidade.

“As marcas têm muito a ganhar ao agirem em prol das minorias. Acaba sendo uma via de mão dupla, em que todos os envolvidos saem beneficiados.  Nossa intenção é ouvir as mulheres com deficiência, reconhecer as dificuldades enfrentadas por esse público e dar visibilidade para políticas e práticas inclusivas na sociedade”, finaliza Marcelo Henrique Lehnen.

Mais sobre a Dakota

O Universo Dakota iniciou seus trabalhos no mercado em 1976, e mais do que calçados, a empresa produz qualidade de vida, através do seu compromisso com a ética, da valorização dos seus 8 mil colaboradores e das suas práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável em respeito ao meio ambiente. A empresa que tem sede em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é dona das marcas Dakota, Kolosh, Mississipi, Campesi, Tanara, Pink Cats e Kolway e está presente em lojas multimarcas em todo território nacional. Em 2022, a Dakota lançou em Nova Petrópolis uma loja conceito, com o que há de mais novo em sustentabilidade e experiência.

Release:

Ghabriella Costermani
Assessor de Imprensa

Dakota e o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Encontrar um sapato adequado: algo tão simples para a maioria pode ser um grande desafio para pessoas com deficiência. Foi a essa conclusão que a Agência Bistrô chegou ao observar alguns feedbacks da campanha realizada para a Dakota em 2020 nas redes sociais da marca, com as influenciadoras PCDs Mariana Torquato, Cacai Bauer, Robertinha Oliveira e Ana Clara Moniz. O objetivo da ação era normalizar as pessoas com deficiência em campanhas de moda, calçados e trazer essa representatividade. “O que percebemos é que algumas pessoas aproveitaram o canal aberto de diálogo nas redes para falar sobre a necessidade de um produto também mais inclusivo, especialmente por conta da numeração padrão da marca, que começa no 34”, lembra Gabriel Besnos, sócio-fundador e VP de Criação da Bistrô. Foi então que a Agência Bistrô, a Dakota e a influenciadora Isabella Savaget se uniram. “Durante um ano de consultoria da Bella, fizemos protótipos, avaliações e chegamos a um modelo de calçado revolucionário, mais inclusivo, com melhor adaptação para uso de órtese ortopédica, que foi lançado essa semana, mais especificadamente no dia 21/09, o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, conta Besnos.

Segundo Barbara Carrion, diretora de planejamento e conexões da Agência Bistrô esse projeto foi muito além de criar uma campanha. “Toda a demanda partiu da nossa escuta e análises dos feedbacks que recebemos da campanha de 2020. Levamos até a Dakota as reivindicações dos clientes e desde então construímos a muitas mãos essa nova linha mais inclusiva e que atende as necessidades de um maior número de pessoas. Para a Bistrô, a ação reforça o esforço da agência de ser inclusiva e trabalhar para que todos tenham espaço e lugar de fala na sociedade e na publicidade”, diz. Nessa busca permanente, a agência acabou de implementar em seu site um plugin que torna o site acessível, com libras, áudio dentre outros recursos, algo ainda raro nos portfólios de agências do país.

A divulgação da ação para a Dakota contará não só com a co-criadora Isabella Savaget, que foi idealizadora do projeto junto a marca, mas também com a atleta paralímpica Raissa Machado, a influenciadora de moda e beleza Lorrayne Carolyne, a influenciadora e palestrante Ana Clara Moniz e a influenciadora Diva sobre Rodas. O slogan da campanha não poderia ser outro: “Ser Linda é Poder”! Afinal, como diz Bella Savaget: “nós queremos estar no mundo porque pertencemos ao mundo – e as marcas devem olhar para gente. Não é porque eu sou uma pessoa com deficiência que eu não posso estar na moda. Eu quero estar na moda. Eu tenho esse direito. ”, afirma.

Disponíveis do número 26 ao 40 e nas cores branco, azul e preto, a linha tem um solado flat com maior estabilidade, palmilha removível e zíper lateral com velcro para tornar o calce mais fácil e assim dar mais autonomia às pessoas com deficiência.

Para assistir o vídeo da campanha clique aqui.

Mais sobre Agência Bistrô

Nascida há quase 14 anos, em Porto Alegre (RS), a Bistrô se tornou uma agência 360º e original. O seu portfólio inclui clientes nacionais, como a construtora Tegra, JTI (Camel e Winston), Intercity Hotéis, Carrefour, Dakota e Kolosh, além de diversos clientes em vários segmentos no sul do país. Fundada por Fernanda Aldabe e Gabriel Besnos, uma mulher e um homem gay, hoje a Bistrô conta com mais de 60 funcionários e um braço em São Paulo, onde pretende conquistar mais clientes. A agência é reconhecida por sua diversidade e inclusão e trabalha para que suas campanhas e seus clientes também o sejam.  https://www.agenciabistro.com.br